O SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Por: Alan Silva • 28/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 921 Palavras (4 Páginas) • 188 Visualizações
Universidade Paulista - UNIP
Grupo: R.A.: Turma:
Sistema Construtivo
7º SEMESTRE
Professor: Demétrio
24/05/2018
São Paulo
2- Introdução
O trabalho apresenta às atividades desenvolvidas através de pesquisas e estudos para desenvolver conhecimento mais aprofundando sobre técnica de construção e conhecer sobre o tema escolhido, e o tema escolhido foi cobertura e irei dizer sobre um pouco o que são cobertura de construções, entre casas, edifícios etc..
Cobertura são construções destinadas a proteger os edifícios da ação das intempéries. Compõem-se da cobertura, da estrutura e dos condutores de águas pluviais. A cobertura é verdadeiramente o elemento de proteção, sendo que a estrutura serve de apoio à mesma e as calhas e condutores verticais são úteis no recolhimento das águas pluviais. Em lugares muito quentes como o nordeste brasileiro, uma boa inclinação aliada a uma altura considerável do telhado, ameniza a temperatura interna da edificação. Nesses lugares é importante a utilização de um beiral amplo – parte saliente de um telhado que protege a edificação do sol e da chuva
3- Características do sistema de cobertura
As coberturas são estruturas que se definem pela forma, observando as características de função e estilo arquitetônico das edificações. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, contra a ação das intempéries, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas. Em síntese, as coberturas devem preencher as seguintes condições: funções utilitárias: impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico; funções estéticas, forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração e funções econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos.
Para a especificação técnica de uma cobertura ideal, o profissional deve observar os fatores do clima (calor, frio, vento, chuva, granizo, neve etc.), que determinam os detalhes das coberturas, conforme as necessidades de cada situação.
Entre os detalhes a serem definidos em uma cobertura, deverá ser sempre especificado, o sistema de drenagem das águas pluviais, por meio de elementos de proteção, captação e escoamento e isso se resume um pouco nesses que irei dizer agora, detalhes inerentes ao projeto arquitetônico: rufos, contra-rufos, calhas, coletores e canaleta e detalhes inerentes ao projeto hidráulico: tubos de queda, caixas de derivação e redes pluviais.
4 - Por que é novo e revolucionário?
Vamos dizer, que a cobertura é algo utilizado a muito tempo atrás desde quando a primeira casa ou cabana foi feito no mundo, mais a pergunta por que é algo revolucionário. Toda obra a ser projetada é diferente das outras, nenhuma obra é igual, todas tem que pensar de modo diferente qual é a cobertura mais eficiente, qual é a mais bonita, qual esquenta menos o ambiente, o que é mais utilizado o que é menos utilizado e por que, E assim por diante. A verdade é que existem muitos tipos e variações e a cobertura pode ser algo difícil de imaginar porque exige um pensamento tridimensional, qualquer que seja a construção, é parte fundamental do projeto. Vamos analisar brevemente questões relacionadas com cada tipo de cobertura existente para que você se familiarize um pouco com as opções que o mercado oferece atualmente.
5- Já são utilizados
5.1 - Lajes
[pic 1]
As lajes planas estão entre as coberturas mais comuns no mundo inteiro. Do Brasil à Sibéria, são largamente utilizadas em todo o tipo de construção, varia também de local para local, para qual tipo de cobertura ira usar.
5.2 Telhados
[pic 2]
No Brasil, ainda mais comum do que as lajes, são os telhados. Basicamente o telhado é um sistema misto de cobertura (as telhas) com um sistema de sustentação o madeiramento.
5.3 - Metálicas
[pic 3]
Cada vez mais utilizada no Brasil, às telhas metálicas podem ser simples ou do tipo sanduíche, que são um conjunto de duas telhas com isolante térmico entre elas.
...