O Spybot - Search & Destroy é um programa para detectar e remover diversos tipos de Spywares de seu computado
Seminário: O Spybot - Search & Destroy é um programa para detectar e remover diversos tipos de Spywares de seu computado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raiox • 10/7/2014 • Seminário • 2.180 Palavras (9 Páginas) • 714 Visualizações
O Spybot - Search & Destroy é um programa para detectar e remover diversos tipos de Spywares de seu computador. Mesmo que você não saiba, seu PC pode estar infectado devido à grande quantidade de spywares diferentes espalhados pela internet ou anexos a programas que eventualmente podem ser instalados.
Com este guia completo, você vai ver como é fácil trabalhar com o Spybot.
Atenção logo após a instalação
Antes de ser executado, o Spybot checa a pasta que armazena arquivos temporários do seu computador (não confundir com arquivos temporários da internet) e, caso sejam encontrados mais de 100 arquivos, você recebe um aviso e tem a opção de excluí-los. Se você não quiser apagar, basta clicar em “Não” e usar o programa normalmente. Clicando em “Sim”, o programa vai tentar apagar o máximo de arquivos possível (vale o lembrete de que nem todos podem ser deletados).
Não há nenhum problema em manter arquivos temporários. No entanto, é sempre válido evitar manter muitos arquivos deste tipo, pois eles não são utilizados e ocupam cada vez mais espaço.
Na primeira vez que o Spybot executar, independente do limpador de arquivos temporários, um assistente será executado para que você dê os primeiros passos com o programa. Este assistente não é em português porque o idioma do Spybot só pode ser alterado com o programa em execução.
Usando o assistente para se familiarizar
Primeiro você é perguntado se deseja executar um backup do registro de seu computador. Apesar de as chances de apagar um arquivo por engano com o Spybot serem mínimas, é válido você manter esta cópia para recuperar informações em caso de erro, pois o Windows não funciona corretamente uma vez que o registro está corrompido.
Este backup pode levar alguns minutos para ser completo, dependendo da capacidade do seu computador e da quantidade de informações no registro. Clique em “Criar backup do registro” para executar esta tarefa. Depois de completa, basta clicar em “Continuar”.
O próximo passo é atualizar o Spybot, uma tarefa imprescindível para a eficiência do programa. Clique em “Procurar por actualizações” para iniciar o assistente de atualização.
Primeiro ele vai listar todos os servidores que você pode utilizar para baixar as atualizações. Você pode escolher qualquer servidor, isso não altera o procedimento. Clique em “Continue”.
Todas as atualizações disponíveis serão listadas. Marque aquelas que você deseja. É sempre recomendado que você baixe tudo que for possível. Para voltar à tela anterior e escolher outro servidor, clique em “Back to mirror list”. Para baixar as atualizações, clique em “Download”. Para fechar o assistente, clique em “Exit”.
Observação: algumas vezes pode acontecer uma falha nos downloads. Espere alguns minutos, escolha outro servidor e tente novamente. Para conferir se os downloads foram concluídos com sucesso, confira uma marca verde ao lado deles. Com tudo certo, clique em “Exit” para continuar.
Depois da atualização, o próximo passo do assistente inicial é imunizar seu sistema. São diferentes tipos de proteção que previnem ameaças, impedindo que elas entrem em ação. Você pode imunizar seu navegador através da aplicação de uma lista com sites perigosos conhecidos. Assim você evita o acesso a este conteúdo. Também é possível bloquear códigos suspeitos.
Clique no botão “Immunize this system”. O Spybot vai vasculhar todos os navegadores instalados no seu computador e quantificar tudo que pode ser protegido. Você escolhe a proteção que deseja, uma vez que ela é dividida em cookies, imagens, instalações, popups, domínios, IPs, plugins e outros conteúdos.
Clique em “Immunize” para ativar a proteção. Clique em “Check again” para que o programa vasculhe o sistema novamente em busca de novas informações. Use o recurso de desfazer através do botão “Undo”.
Uma vez terminadas essas tarefas, o Spybot está pronto para ser executado com seu sistema já imunizado e atualizado. Você tem a opção de abrir o arquivo de ajuda.
A interface
A primeira medida que muitos usuários podem tomar é mudar o idioma do Spybot. Basta clicar no menu “Idioma” e escolher “Brasil”.
Por padrão, o Spybot é configurado para executar no modo padrão, que oferece o básico para o funcionamento do programa sem configurações avançadas. Neste modo, você tem apenas um menu e três botões principais.
Examinar: clique aqui para vasculhar seu computador em busca de spywares e outras ameaças. Este procedimento pode levar vários minutos. À medida que os problemas são encontrados, você já é informado na área “Problemas”. Eles são destacados em vermelho. Clicando em “+”, à esquerda, você é informado sobre a entrada no registro de tal processo encontrado.
Mais à direita, você é informado sobre quantas entradas o problema encontrado ocupa no registro, além do tipo dele. Clicando no botão com duas flechas no canto direito da tela, um pequeno menu é exibido com informações sobre o arquivo encontrado, como desenvolvedor, funcionalidade e descrição.
Você pode parar a análise a qualquer momento, bastando clicar no botão “Parar exame”.
Depois de concluída a análise, você seleciona as entradas que deseja excluir. Tenha em mente o fato que nem tudo que for indicado é malicioso. Clique em “Corrigir os problemas selecionados” para excluí-los do sistema.
Um sinal verde vai indicar que a entrada foi removida com sucesso. Você poderá imprimir esta tela e examinar novamente seu computador.
Clicando em “Spybot-S&D”, você volta para a tela principal.
Backup: esta função deve ser utilizada caso você tenha problemas pouco tempo depois de remover algum spyware. Clicando neste botão, você pode visualizar quais alterações podem ser refeitas. É importante lembrar que nem tudo que for apagado pode ser recuperado posteriormente.
Basta marcar a entrada desejada e clicar em “Recuperar os items seleccionados”. Ou então clique em “Excluir os backups seleccionados” para apagá-los
...