O Trabalho de Psicologia na Segurança
Por: grilo84 • 1/11/2019 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Aluno: Fernando Ferreira Anselmo
Matrícula: 201902679211
Psicologia na Segurança, Comunicação e Treinamento
Trabalho apresentado à disciplina de Proteção ao Meio Ambiente da Universidade Estácio de Sá, sob a orientação da professora Msc. Geórgia Gomes Vicente.
Três Lagoas - MS
2019
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 3
3. FATORES QUE PODEM INTERFERIR NO AMBIENTE DE TRABALHO 4
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
INTRODUÇÃO
As empresas atualmente vivem uma constante busca pelo crescimento e valorização em um ambiente cada vez mais globalizado e competitivo e a busca por resultados torna- se a cada dia mais desafiador.
Isto exige cada vez mais dos trabalhadores, mesmo que para isto algumas coisas precisem ser desconsideradas na hora da execução ou e laboração dos projetos, a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão é uma delas. Dentro das organizações, as pessoas são consideradas recursos, isto é, como portadores de habilidades e conhecimentos, que auxiliam no processo produtivo e crescimento empresarial, porém, é de extrema importância não esquecer de que essas pessoas são humanas, formadas de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, e possuem necessidades.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A gestão da qualidade de vida em uma empresa é fundamental, pois a cada dia está mais difícil de se desvencilhar do trabalho, pois com o avanço tecnológico é cada vez mais comum ver pessoas trabalhando de qualquer lugar em que esteja e a qualquer hora. Os programas de Qualidade de vida no Trabalho - QVT têm como finalidade proporciona r ambientes de trabalhos ma is agradáveis, condições melhores nos aspectos: saúde, físico, emociona l, social; além de tornar equipes mais comunicativas, integração dos setores com seus superiores, entre outras vantagens favoráveis a satisfação de todos aqueles inseridos na organização.
Por estas preocupações cabe ao gestor em segurança e saúde do trabalho investir em segurança no ambiente de trabalho, com atitudes simples o empregador diminuirá a chance de ocorrência de acidentes, afastamentos e consequentemente perdas por parada de maquinas ou até linhas de produção.
FATORES QUE PODEM INTERFERIR NO AMBIENTE DE TRABALHO
Os profissionais são diretamente influenciados pelas políticas adotadas pelas empresas, uma empresa que busca zelar pelo bem estar do colaborador, pode de certa forma fazer com que sua produtividade aumente, uma vez que o funcionário bem disposto e feliz com o ambiente de trabalho produzir mais, diminuir as chances de acidente de trabalho, e principalmente os afastamentos dos trabalhadores, sejam por acidentes ou faltas ao trabalho.
...