O Trabalho e Potência
Por: Elias Sousa • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
IFCE CAMPUS MARACANAÚ
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
ELIAS DO NASCIMENTO DE SOUSA FILHO
IGOR EMERSON FONTELES COSTA
JADER MATEUS TAVARES GUIMARÃES AZEVEDO
YARA MARTINS ESTEVES
PEDRO VICTOR LEITE NOBRE
TRABALHO E POTÊNCIA DA FORÇA PESO
MARACANAÚ
DEZEMBRO 2019
Trabalho e Potência da Força Peso
- Título da Prática: Cálculo do Trabalho e Potência da força peso.
- Introdução
Inicialmente, é importante ressaltar que trabalho é um termo utilizado especificamente para exemplificar ações que demandam uma utilização de energia. Em outras palavras, o trabalho varia de acordo com a movimentação, distância, altura, entre outros fatores que possam produzir algum resultado.
Trabalho, em um contexto geral, dá-se por:
[pic 2]
Aonde, essa força por se tratar de uma grandeza vetorial, possui módulo, direção e sentido, podendo gerar trabalhos positivos e negativos. Entretanto, existem variações desse trabalho, como por exemplo: trabalho da força peso.
No deslocamento vertical de um corpo sob a ação de seu peso, se o deslocamento for descendente, o trabalho será motor (positivo). Caso o peso esteja ´´subindo´´, o peso realizará um trabalho resistente (negativo).
O trabalho da força peso depende do peso do corpo, e da altura de elevação ou queda:
[pic 3]
Caso o corpo esteja caindo, o peso produzirá um trabalho motor de:
[pic 4]
Se ele tiver que ser elevado, o peso produzirá um trabalho resistente de:
[pic 5]
Além disso, devemos relembrar que:
P = m.g
Logo, o trabalho da força peso será considerado de forma igual à variação da Energia potencial gravitacional. (EPGI – EPGF)
Portanto, pode-se observar que o trabalho da força peso é a variação da energia potencial gravitacional, obviamente que partindo do ponto ´´ mais alto ´´ haja vista de que se encontra em queda livre a fim de admitir valores positivos.
[pic 6]
Potência:
Uma mesma quantidade de trabalho pode ser realizada em mais ou menos tempo. A relação entre o trabalho e o tempo é a potência. Assim, para realizar um mesmo trabalho em menos tempo, precisamos de mais potência. A potência média de uma força é expressa por:
[pic 7]
Como vimos que:
[pic 8]
então podemos também fazer:
[pic 9]
E como:
[pic 10]
Podemos também escrever:
[pic 11]
Observamos que ambos estão correlacionados a todo momento, especialmente pelo fato de que a variação de tempo é inversamente proporcional à potência. Outrossim, caso necessite-se de um trabalho com menor período de tempo, dever-se-á emitir uma potência superior a fim de realizar o mesmo em menor tempo.
...