TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.373 Palavras (14 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Desde a sua criação, a construção civil utilizou madeira para várias soluções importantes. Este trabalho apresenta de forma concisa, todas as vantagens e desvantagens em trabalhar com madeira como elemento de estrutura, observando todas as suas características físicas e mecânicas de acordo com as normas que a governam. Apresenta também algumas construções importantes onde a madeira é utilizada como elemento principal, proporcionando uma visualização clara das possibilidades de uso da madeira.

PALAVRAS-CHAVE: Madeira, elemento estrutural, propriedades físicas e mecânicas, vantagens e desvantagens.

4

ABSTRACT

Since its inception, construction has used wood for several important solutions. This paper presents in a concise way all the advantages and disadvantages of working with wood as a structural element, observing all its physical and mechanical characteristics according to the norms that govern it. It also presents some important constructions where the wood is used as the main element, providing a clear visualization of the possibilities of wood use.

PALAVRAS-CHAVE: Wood. Structural Element. Physical and Mechanical Characteristics. Advantages and Disadvantages.

5

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 - Blocos Habitacionais Puukuokka – Finlândia…………………... 16

FIGURA 2 - Brock Commons - Canadá………….……………………………. 17

FIGURA 3 – Tree Tower Toronto …..………………………………………….. 18

FIGURA 4 - Shopping Iguatemi Fortaleza……………………………………...19

6

SUMÁRIO

1) INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVAS………………………………………... 7

2) ANÁLISE………………………………………….……………………………. 9

a. A MADEIRA E SUA FUNÇÃO ESTRUTURAL………………………… 9

b. PROPRIEDADES FISICAS DA MADEIRA …………………………… 9

c. PROPRIEDADES MECÂNICAS DA MADEIRA ............................12

d. VANTAGENS E DESVANTAGENS NO USO DA MADEIRA.........14

e. EDIFICIOS EM MADEIRA..............................................................16

3) CONCLUSÃO……………………..………………………………………….. 20

4) BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………...21

7

1) INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA:

Na construção civil, a madeira sempre proporcionou uma grande variedade de utilização graças a uma de suas principais propriedades, a sua maleabilidade. Possuindo os equipamentos adequados, é possível transformar um tronco rústico em qualquer objeto, possibilitando assim também uma variabilidade nas aplicações. Esses processos trabalham com as características da madeira, podendo assim explorar cada uma delas ao extremo e assim usá-las como nunca antes.

Além dos usos corriqueiros na montagem das formas para o concreto, na estrutura dos telhados e grandes coberturas, várias pesquisas são realizadas frequentemente sobre a madeira e estas atestam a eficácia do seu uso para a construção civil, utilizando também para o seu uso estrutural. Com o avanço da tecnologia no ramo da ciência dos materiais, é possível um embasamento teórico e legal qualificando a duração, o comportamento e principalmente a segurança associada às estruturas.

Segundo Correia (2009), não é só por suas propriedades mecânicas e físicas que a madeira se torna um eficiente material estrutural, mas também por se tratar de um material sustentável em relação às fases do ciclo de vida de uma estrutura.

A madeira é um recurso natural, em abundância em nosso planeta, porém, sua extração deve ser controlada e responsável, sempre utilizando planejamentos eficazes, prevendo a reposição de tudo extraído e também proporcionando um destino correto a madeira retirada.

Correia (2009) afirma que:

Em suma, a madeira é um material estrutural durável e de grande apelo arquitetônico. Oferece possibilidades ilimitadas, e a curto prazo promete tornar-se um material estrutural desafiador. É um material fácil de utilizar, possui um equilíbrio ecológico bastante positivo e tem uma resistência comparável com o betão armado e o aço. É um material inflamável, mas cuja resistência ao fogo é plenamente calculável. O maior esforço, contudo, é requerido, na expansão deste como material estrutural, na comunidade técnica.

8

Desta maneira, este trabalho tem por finalidade evidenciar as propriedades físicas e mecânicas das madeiras, citando as vantagens e desvantagens do seu uso como elemento estrutural na construção civil e citar alguns exemplos de grandes e extraordinárias obras que a utilizam com tal função.

9

2) ANÁLISE

a. A MADEIRA E SUA FUNÇÃO ESTRUTURAL

Todos os materiais antes de serem utilizados na construção civil devem ter as suas características testadas e inspecionadas, avaliando de acordo com as suas especificações e normas, evitando assim grandes problemas e tragédias futuras. Isso também se aplica a madeira, garantindo assim uma performance dentro do calculado em projeto, seja para uso estrutural ou não.

Ainda segundo Correia (2009), a madeira é um material utilizado em inúmeras aplicações, seja em auxílio a alvenaria ou como estrutura e suporta bem esforços de compressão e de tração, consequentemente, também apresenta um bom desempenho à flexão. Essas características, possibilita assim sua utilização como elemento estrutural mais comumente em, dormentes, vigas, pilares grelhas, sendo ainda utilizado como cofragem.

Correia (2009) diz que: “Há um número razoável de características inerentes à madeira que fazem com que esta seja um material ideal para utilizar na construção civil. Isso inclui o elevado ratio resistência/peso específico, a sua durabilidade e o isolamento térmico e acústico que proporciona”.

Ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com