RESENHA CRÍTICA: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: uill.agner • 4/6/2017 • Resenha • 982 Palavras (4 Páginas) • 847 Visualizações
FAPAR
RESENHA CRÍTICA
ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURITIBA
2017
ISRAEL AGNER
RESENHA CRÍTICA
ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado à disciplina de Desenvolvimento Sustentável, sob supervisão do professor(a) __________, como avaliação parcial válida para a discriminação de matéria pendente (DP).
CURITIBA
2017
ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL (Resenha Crítica)
Apresentação da obra: Com foco principal de informar e conscientizar as pessoas sobre o uso e sustentabilidade da matéria prima Madeira, es te artigo traz consigo uma série de informações questionando e opinando a respeito da extração inconsciente e ilegal a madeira num âmbito global.
Estrutura do Artigo: O artigo é subdividido em seções numeradas de 01 à 06.
Na primeira seção, temos a introdução e indicação de embasamento da pesquisa, esclarecendo padrões de exploração e explanando a respeito do consumo inconsciente do assunto chave (madeira).
Na segunda seção, encontramos a dissertação a respeito do uso da madeira na construção civil, já que a mesma é usada para este fim desde os tempos primórdios, informação que é confirmada através de fotos de construções antigas localizadas em diversos pontos do mundo, dando-nos uma pequena “colher de chá” a respeito da arquitetura antiga.
A terceira seção trata apenas da área legal e padrões de qualidade no quesito extração, manuseio e uso final da madeira, dando-nos informações aprofundadas a respeito de cada certificação que envolve o setor.
A quarta seção desenvolve o assunto a respeito do método de pesquisa e sobre os dados técnicos coletados em todas as pesquisas e entrevistas.
A quinta seção nos abre um leque de produtos derivados e feitos de madeira que contribuem para a suavização dos impactos ambientais em nosso planeta, uma vez que a extinção da extração de madeira é algo impossível nos dias de hoje. São apresentados produtos como MDF, madeira ecológica.
A sexta seção apenas complementa a pesquisa nos trazendo a conclusão.
O artigo é fundado na base dissertativa – argumentativa, uma vez que a opinião da autora é levada como indispensável.
Conteúdo: O fato de que a extração de madeira inconsciente gera danos à sociedade é indicado em diversos trechos tais como: “A devastação das florestas traz não só a perda da biodiversidade e outros danos à fauna e à flora”. O tratamento do teto gira basicamente em torno deste assunto e também nos traz exemplos de métodos de utilização da madeira, abordando estes assuntos de forma veemente e aprofundada através de pesquisas com engenheiros, arquitetos e industrias madeireiras.
A madeira é um artifício indispensável para a construção civil, desde tapumes e caixotes até os móveis após a finalização da obra. A madeira vem sendo usada com essa finalidade desde o início da construção civil, o artigo nos explana uma série de exemplos referentes a esse uso, como por exemplo o Templo Horyu-ji construído em 607 no Japão, a Igreja da Dormição datada de 1674, na Rússia entre diversas outras.
Devido ao grande volume de uso da madeira, existem diversos órgão que fazem o controle e certificação da extração da mesma, como o FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), fundado em 1993 objetivando o manejo consciente e responsável de nossas florestas. Também existe a certificação ISO 14001 que garante que as empresas certificadas cumpre rigorosos padrões de preservação ambiental; entre diversos outros sistemas de certificação e controle.
Das 20 (vinte) empresas das quais os dados foram coletados, 32% usam a madeira com o fim de Painéis e Compensados, os outros 68% são subdivididos em 4 partes iguais de 17% distribuídos entre Madeira Beneficiada, Madeira de Demolição, Madeira Ecológica e Esquadrias.
A pesquisa traz também um dado muito interessante que compara a divergência de opiniões de engenheiros e arquitetos nos expondo que há sim divergência de opiniões a respeito da importância da alguns pontos na escolha dos produtos como por exemplo a qualidade, preço, sustentabilidade, estética entre outros.
O artigo também nos traz por fim diversas opções de produtos derivados da madeira, que podem ser empregados nos mais variados projetos e maneiras de utilização, como por exemplo o MDF que é uma madeira ecológica, ou seja, produto rotulado ecologicamente correto. Outro produto é a madeira ecológica, que é um revestimento para aplicação em MDF. Também vemos os laminados de madeira entre outros tantos.
Análise Crítica; Após a leitura e interpretação do artigo, acredito que comumente percebemos a necessidade e urgência que necessitamos agir para que a construção civil se torne cada vez mais sustentável, nos trazendo benefícios de curto e longo prazo, como por exemplo a prevenção de enchentes devido ao desmatamento de áreas próximas a rios (matas ciliares), degradação do nosso meio ambiente, o qual hoje podemos considerar como um dos bens mais valiosos da humanidade.
...