TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE ESTRUTURAS PREMOLDADAS DE CONCRETO ARMADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  7/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.797 Palavras (28 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 28

RESUMO

O tema “O uso de estruturas pré-moldadas em concreto armado na construção civil” está ligado à busca por uma maior eficiência nos processos de construção civil, visando alcançar menor tempo de construção, menores custos e maior qualidade do produto final. O presente artigo procurou abordar de forma sucinta os principais tópicos da engenharia de estruturas, seu histórico, os materiais usados nas estruturas e os tipos de usos das edificações. O foco será no uso de pré-moldados e pré-fabricados abrangendo as principais aplicações na construção de galpões, escolas, indústrias e outros. Mencionou-se a classificação dos pré-moldados quanto à fabricação, seção, carga e ao tipo. Foram citados as vantagens e desvantagens do uso de pré-moldados e pré-fabricados. Também foram indicado as normas que regulam as atividades da construção civil tanto na área de materiais, concreto e aço, quanto na execução de estruturas e corpos de prova. Foi dedicado um capítulo às patologias nas estruturas desde a concepção da obra passando pela execução e uso das mesmas. Essa pesquisa forneceu a possibilidade para que novos trabalhos sejam desenvolvidos tanto no que tange à aplicação dos pré-moldados e pré-fabricados quanto à possibilidade de industrialização e racionalização da construção civil.

PALAVRAS CHAVE: Pré-fabricados; industrialização; Racionalização; Edificação.

ABSTRACT

The theme "The use of precast concrete structures in civil construction" is linked to the search for greater efficiency in the civil construction processes, aiming to achieve shorter construction time, lower costs and higher quality of the final product. The present article sought to briefly discuss the main topics of structural engineering, its history, the materials used in the structures and the types of uses of the buildings. The focus will be on the use of precast and prefabricated covering the main applications in the construction of sheds, schools, industries and others. The classification of the preforms in terms of manufacturing, section, load and type was mentioned. The advantages and disadvantages of using precast and prefabricated products were mentioned. The norms that regulate the civil construction activities in the area of materials, concrete and steel, as well as in the execution of structures and bodies of evidence were also indicated. A chapter was dedicated to the pathologies in the structures from the conception of the work to the execution and use of them. This research provided the possibility for new works to be developed both with regard to the application of prefabricated and prefabricated as well as the possibility of industrialization and rationalization of civil construction.

KEY WORDS: Prefabricated; Industrialization; Rationalization; Edification; 

1. INTRODUÇÃO

A construção civil é um setor muito amplo, tendo áreas muito especificas internamente, no entanto as mesmas não podem ser avaliadas isoladamente, tornando necessária a compatibilização entre as partes. Por exemplo, sobrepor os projetos arquitetônico hidráulico, elétrico e estrutural para que uma não intervenha na outra de maneira prejudicial é extremamente importante para êxito do produto final.

As construções possuem valores não apenas materiais para os homens, também são de suma importância para compreensão cultural, social, política e econômica de sociedades antigas e o desenvolvimento das mesmas.

“Estes aspetos sociológicos das construções, muito bem conhecidos pelos arquitetos, são praticamente ignorados pelos engenheiros civis. É muito importante que também estes os conheçam, já que, em maior ou menor grau, estes aspectos intangíveis sempre estão presentes nas construções. O conhecimento destes fatores deverá facilitar muito o diálogo dos engenheiros com os arquitetos, empresários e políticos com os quais terão que se relacionar profissionalmente” (ADDIS, 1992)

Projetar a estrutura de uma obra observando a funcionalidade, segurança e durabilidade já configura um desafio técnico ao engenheiro civil. Somado a isso, a necessidade de melhorar a produtividade, de se construir com racionalização, diminuindo a geração de resíduos e minimizando o desperdício de materiais, torna ainda mais complexa essa tarefa.

Um dos maiores desafios dentro do mercado atual é produzir com menores custos e tempo e, sobretudo, ainda manter a qualidade. Na construção civil, em particular, esse desafio é maior, uma vez que os produtos, edifícios, galpões, obras de drenagem, entre outros, não se movimentam, e, sim a indústria que vai ao local onde o produto será instalado. A extrema competitividade do mercado exige do profissional de engenharia civil o conhecimento de soluções que eliminem etapas construtivas, que melhorem a eficiência do processo de construção, que minimizem a interferência entre os subsistemas e elevem a qualidade do produto final.

Nesse contexto, o uso de pré-moldados é uma alternativa para alcançar maior qualidade no processo de construção, mais rapidez na execução e montagem das estruturas, redução de pessoal e cronograma da obra, diminuição de resíduos e melhor organização do canteiro de obras. A Associação Brasileira de Normas Técnica - ABNT na NBR 9062/2017 define que o elemento pré-moldado é aquele que é executado fora do local de utilização definitivo na estrutura. A mesma norma, define o controle de qualidade necessário para os pré-moldados.

A presente pesquisa pretende abordar os principais tópicos de engenharia de estruturas na construção civil, conceitos básicos e históricos. Ainda dentro do tópico de estruturas, pesquisar fatores que favorecem para o surgimento de patologias geradas no projeto, execução e uso das edificações. Será também abordado o uso de estruturas em concreto pré-moldado, sistemas construtivos, aspectos positivos e negativos.

A pesquisa, conforme Gil (2002, p. 44), classifica-se como pesquisa bibliográfica, uma vez que as fontes e referências são baseadas, em sua maioria, em livros, artigos, trabalhos científicos e informações publicadas por entidades voltadas ao tema.

2. A ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E O CONCRETO ARMADO

Segundo Salvatori (2011), as estruturas de uma construção, por analogia com o corpo humano, são chamados de esqueleto ou ossatura de uma edificação. Neste caso, a sua funcionalidade resume-se na sustentação e estabilidade da edificação, onde promove a absorção e choques mecânicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com