O Uso Do Celular Em Sala De Aula
Monografias: O Uso Do Celular Em Sala De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DriVallerine • 27/3/2015 • 706 Palavras (3 Páginas) • 874 Visualizações
O uso do celular dentro da sala de aula é um assunto controverso que divide opiniões dos educadores. Atualmente existem diversas Leis que proíbem seu uso dentro das escolas como a Lei 12.730 de 11 de outubro de 2007, que foi a pioneira no Brasil que no Artigo 01º diz “ Ficam os alunos proibidos de utilizar o telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado , durante o horário de aula”
Em 15 de janeiro de 2008, o Estado de São Paulo publicou o decreto 52625/08:
Artigo 1º - Fica proibido, durante o horário das aulas, o uso de telefone celular por alunos das escolas do sistema estadual de ensino.
Parágrafo único - A desobediência ao contido no "caput" deste artigo acarretará a adoção de medidas previstas em regimento escolar ou normas de convivência da escola.
Artigo 2º - Caberá à direção da unidade escolar:
I - adotar medidas que visem à conscientização dos alunos sobre a interferência do telefone celular nas práticas educativas, prejudicando seu aprendizado e sua socialização;
II - disciplinar o uso do telefone celular fora do horário das aulas;
III - garantir que os alunos tenham conhecimento da proibição.
Artigo 3º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
A Lei 11.118/2014 do Estado do Paraná, que proíbe o uso de quaisquer equipamentos eletrônicos. Apesar da proibição aos alunos de utilizarem aparelhos como tablets e celulares, permite a utilização quando orientado pelo professor para fins pedagógicos.
No Estado de Minas Gerais, a Lei vigora desde maio de 2008, onde proíbe a utilização de celulares e aparelhos eletrônicos como MP3 Players e videogames em escolas públicas e privadas da Educação Básica. O uso é permitido somente nos horários de intervalos, fora das salas de aula, cabendo ao professor encaminhar à direção os alunos que descumprirem a regra.
Nos dias atuais, é cada vez mais comum os alunos utilizarem celulares, que possibilitam o acesso a Internet de qualquer lugar, dessa forma, isso poderá se tornar um problema a partir do momento que a vida escolar desse aluno comece a apresentar prejuízos.
Vários profissionais dentre eles, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e psicólogos são categóricos em dizer que, muitos alunos ficam dispersos e enfrentam dificuldades na aprendizagem, por utilizarem esse instrumento durante as aulas, pois deixam de prestar atenção nas aulas e explicações dos professores, pois ficam conectados na Internet durante o período que estão nas aulas, nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.
Na pesquisa intitulada “Dependência ou Autonomia? Um estudo sobre o comportamento dos Universitários no Facebook” traçou também o perfil comportamental dos estudantes. Os resultados apontam que 92% passam mais que seis horas por dia nas redes sociais; 87% confirmaram ter enfrentado dificuldades de aprendizagem por estarem conectados ao Facebook, e 19% admitiram sofrer com déficit de atenção, dificuldades de concentração, falha na assimilação do conteúdo e esquecimento.
Segundo Sidney Nilton de Oliveira, Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná
...