O aumento da exportação de tractores
Seminário: O aumento da exportação de tractores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: WOBWOB • 25/10/2013 • Seminário • 602 Palavras (3 Páginas) • 185 Visualizações
Assim, relativo à demanda, pode-se identificar uma oportunidade, que seria vender para as empresas que exportam os tratores e como ameaça identifica-se a diminuição das vendas no mercado interno, o que prejudicaria a venda de peças para as empresas que trabalham mais com a venda nesse mercado.
Ainda com relação à venda no mercado externo foi verificado que houve um crescimento das vendas de maquinas agrícolas para a argentina e principalmente um grande crescimento de 487,3% de peças e componentes para tratores para a China no ano de 2003.
No ano de 2003 também houve uma desvalorização do preço do dólar e queda da venda dos produtos agrícolas para o mercado exterior, o que desestimulou os produtores nacionais a investir na compra de tratores.
Outros pontos verificados são: uma possível elevação do preço do aço que poderia chegar a 38%, o que afetaria a competitividade no mercado internacional (ameaça);e uma medida do governo federal que tornou disponível uma linha de crédito a taxas e prazos facilitados para se comprar maquinas agrícolas e tratores (oportunidade).
Com relação à política e economia foi detectada uma ameaça no ano de 2003, que seria a incerteza gerada pela troca de governo, pois ainda não se conhecia o estilo de governo do presidente Lula e temia-se que ele tomasse medidas radicais que afetassem diretamente a economia.
Oportunidades: * Aumento das exportações de tratores. * Aumento da exportação de peças para a China. * Linha de crédito com taxas e prazos facilitados para compra de tratores. | Ameaças: * Queda da demanda interna de Tratores. * Desvalorização do dólar * Queda da exportação de produtos agrícolas. * Instabilidade Política e econômica. |
Fortalezas: * Boa organização * Carteira de clientes estável * Qualidade dos produtos | Fraquezas: * Dependência perante os clientes. * Falta de experiência no mercado externo. * Pouca variedade de produtos para comercializar livremente. * Sazonalidade da produção agrícola. |
Analisando o ambiente de 2003 podemos avaliar que a empresa PG implementos tem oportunidade de crescer investindo nas vendas para os clientes que exportam tratores, pois no ano de 2003 houve um grande crescimento nas exportações desse produto. De acordo com a análise, uma boa estratégia seria manter os seus clientes antigos, que já trabalham vendendo no mercado internacional (que está demandando muito) e procurar expandir essa carteira investindo nas indústrias de tratores nacionais que também trabalham com a exportação. Porém, como apresentado há boas oportunidades na venda de peças diretamente no mercado externo, principalmente para a China, sendo uma boa estratégia buscar conhecer um pouco mais esse mercado e tentar adaptar parte da produção para vender diretamente para esse mercado. Sendo assim as estratégias seriam:
* Manter os clientes que ela já tem, pois eles já trabalham e conhecem o mercado externo e a PG já está preparada para atendê-los.
* Buscar outros clientes nacionais que exportam tratores
* Buscar vender as peças diretamente para mercados internacionais, principalmente a China. Porém para isso ele terá diminuir seus pontos fracos investindo em tecnologia para adaptar parte da produção aumentando a variedade de peças e em conhecimento para aprender a trabalhar diretamente
...