O conceito, o processo e as principais variáveis das negociações
Tese: O conceito, o processo e as principais variáveis das negociações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodrigorb6 • 24/3/2014 • Tese • 991 Palavras (4 Páginas) • 389 Visualizações
Universidade Anhanguera-Uniderp
Faculdade de Piracicaba
Centro de Educação a Distância
Curso de Tecnologia em Recursos Humanos
Audrey
Graziela
Fernanda
Thais
Wil
O conceito, o processo e as variáveis básicas da negociação.
Piracicaba
2011
Audrey
Graziela
Fernanda
Thais
Wil
O conceito, o processo e as variáveis básicas da negociação.
Trabalho apresentado ao
Componente Curricular
Tecnologia em Negociação
Curso de Tecnologia em Recursos Humanos
Faculdade Anhanguera do Rio Grande
Introdução
A Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma da contribuição individuais de modo que o tempo é utilizado pode influenciar relacionamentos, contribuindo para o sucesso ou fracasso de uma negociação. Diferentes conotações podem ser dadas à maneira com que o negociador lida com o tempo.
O meio pelo qual as pessoas buscam o entendimento e o consenso.
Negociação
A todo o momento estamos negociando. Assim, não resta a menor dúvida que negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. A questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade. Vamos a alguns pontos que realmente fazem a diferença.
A negociação é realizada entre duas ou mais pessoas a fim de alcançar os objetivos das partes envolvidas.
Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai à padaria comprar pão à decisões de grandes investimentos.
O processo:
Um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistemático é o seu processo, que inclui as entradas, o processo em si e as saídas.
Entradas: Significa o começo, ou melhor, o início do processo de um sistema. Consideramos as seguintes entradas no processo: as diferenças individuais, os valores pessoais, os interesses comuns, o relacionamento humano, a participação no processo, o uso da informação e do poder, a comunicação bilateral, a barganha e a flexibilidade.
Processo: È quando acontece a transformação das entradas em saídas. A ideia é transformar as entradas em saídas positivas, isto é, em uma negociação ganha-ganha. Por isso é fundamental o negociador identifique alguns pontos: o ambiente em que está inserido e que foge de seu controle; as metas a serem alcançadas; as entradas do processo.
Saídas: Pode ser conceituada como “razão de ser do sistema”, mas nunca de forma estática, pois a saída de um processo pode ser à entrada de um novo processo. Em razão dessa dinâmica do processo é que se propaga a, necessidade de relações duradouras em uma negociação. Conquista de pessoas, persuasão, satisfação das necessidades, decisão conjunta, acordo, solução do conflito, são alguns exemplos de saídas em um processo de negociação.
Nesse momento, é fundamental conhecer os objetivos as prioridades, os limites de tempo, recursos e autoridade, os pontos que poderão ser concedidos e aqueles que devem ser mantidos sob qualquer circunstância, diagnosticando a situação dos envolvidos no negócio.
.No
...