O engenheiro e o mundo globalizado
Por: marcosxps • 31/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O ENGENHEIRO E O MUNDO GLOBALIZADO
[pic 3]
Petrolina
2015
O ENGENHEIRO E O MUNDO GLOBALIZADO
Trabalho de Engenharia de Produção apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Homem, cultura e sociedade, Probabilidade e estatística, Introdução à Engenharia, Ética política e sociedade.
Orientador: Prof. Edson Elias de Morais
Prof. Marcelo Caldeira Viegas
Prof. Marcio Ronald Sella
Prof. Claudiney José de Souza
Prof.ª Tatiane Campos
Petrolina
2015
[pic 4][pic 5][pic 6]SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................
2.1 Globalização da Economia e as consequências para a realidade social dos países perifericos.........................................................................................................4
2.2 Sociedade em rede e capitalismo informacional...................................................4
2.3 A importância da disciplina de probabilidade e estatística na formação do engenheiro no século...................................................................................................5
2.4 Características importantes de um engenheiro......................................................5
2.5 Paradigmas Educacionais......................................................................................6
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
Este trabalho nos apresenta alguns dos desafios do Engenheiro do novo século, o avanço tecnológico, novas ferramentas, mudanças socioeconômicas, culturais e educacionais. A informatização tem mudado a forma de pensar, ensinar e obter conhecimento, a mudança acelerada no mercado de trabalho tem exigido um profissional atualizado e com atributos técnicos e criatividade, e que saiba utilizar as novas tecnologias.
- DESENVOLVIMENTO
A globalização da Economia, a degradação ambiental, entre outros acontecimentos, tem criado desafios aos Países Latinos e para se formar um engenheiro nos dias atuais é preciso compreender essas mudanças e procurar soluções, para preparar esse profissional para esse novo momento.
2.1 GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA E AS CONSEQUENCIAS PARA A REALIDADE SOCIAL DOS PAÍSES PERIFERICOS
A globalização da Economia, são mudanças a níveis mundiais na esfera econômica, financeira, comercial, social, cultural e nos sistemas produtivos resultante do Capitalismo, onde a maioria de setores da economia se integram e trabalham em conjunto em todo o mundo, com uma política de eficiência, grandes investimentos e redução de custos de produção e mão de Obra. O crescimento do comércio mundial em medos da década de 1980 criou - se uma concorrência capitalista que exige competitividade.
As consequências Sociais nos países subdesenvolvidos, são alarmantes, pois esses países não alcançam êxito econômico, pois participam de 30% desse comercio global, a redução de tarifas de importação, tem beneficiado as exportações do países mais ricos, o desenvolvimento tecnológico na cadeia de produção dessas grandes industrias, o uso de robôs e maquinas a terceirização de algumas funções tem minimizado o valor da mão de obra, causado desemprego, redução de salário, demissões, imigração para países desenvolvidos, aumento da violência e insatisfação da população Local.
2.2 SOCIEDADE EM REDE E CAPITALISMO INFORMACIONAL
A sociedade Em Rede, Alicerçada no suporte digital, encontra-se vinculada ao nosso cotidiano e as nossas interações, vemos notícias em jornais digitais na internet possuímos perfis em redes sociais, pesquisamos, ensinamos, aprendemos, acompanhamos fatos em tempo real, e assim estamos a nos socializar com amigos virtuais que na maioria das vezes não conhecemos pessoalmente. O capitalismo informacional é um conjunto de práticas econômicas relacionadas e que tem como principal característica o acúmulo e uso de conhecimentos, principalmente, na área de tecnologia da informação (TI).
O capitalismo informacional ganhou grande impulso no final do século XX com o avanço da Tecnologia da Informação, principalmente, com o aumento das transações comerciais via Internet. O capitalismo informacional trouxe grandes mudanças nos hábitos da Sociedade, grande quantidade de troca de ideias e informações, Crescimento da dependência tecnológica. A necessidade de estar conectado e ativo na rede. Este são algumas das mudanças que vem ocorrendo.
.
2.3 A IMPORTANCIA DA DISCIPLINA DE PROBABILIDADE E ESTATISTICA
NA FORMAÇÃO O ENGENHEIRO NO SÉCULO XXI
A disciplina de Probabilidade e Estatística e os conceitos nela apreendidos abrem portas a outras disciplinas que surgem posteriormente no plano curricular das licenciaturas e mestrados integrados de Engenharia e que podem ter carácter complementar na área de Probabilidades e Estatística ou estarem diretamente ligadas a aplicações específicas em Engenharia.
Em Engenharia, a estatística é uma ferramenta importante e muito útil na analise de dados que visam à tomada de decisões, planejamento e desenvolvimento de processos, produtos e sistemas e também para a realização de previsões.
...