TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O gerador eletrostático

Seminário: O gerador eletrostático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Seminário  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A eletricidade estática é a carga elétrica num corpo cujos átomos apresentam um desequilíbrio em sua neutralidade. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos.

Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente. Quando existem menos elétrons que prótons, o corpo está carregado positivamente. Se o número total de prótons e elétrons é equivalente, o corpo está num estado eletricamente neutro.

O gerador eletrostático,é um gerador que usa um cinto que se deslocam a acumular alta eletrostaticamente estável tensões em um globo de metal oco na parte superior do stand. Inventado em 1929 pelo físico americano Robert J. Van de Graaff, a diferenças de potencial alcançado na moderna Van Graaff geradores de pode chegar a 5 megavolts. O gerador de Van de Graaff pode ser pensado como uma fonte constante de corrente conectado em paralelo com um capacitor e uma resistência elétrica muito grande.

Material

- Gerador eletrostático;

- Controlador de velocidades;

- Tiras de papel laminado (Papel alumínio);

- Cabos de ligações;

- Fita adesiva;

- Cuba de acrílico;

- Torquenete;

Discussão do Experimento

O gerador eletrostático de correia é eletrizado por atrito, motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. Á medida que o potencial do condutor (cúpula) aumenta, a força de repulsão exercida sobre as tiras de papel que foram fixadas na superfície da esfera também aumenta. Assim cargas continuem a ser extraídas da correia como se estivessem indo para terra.

Ao colocar o torquinete na cúpula as cargas são transportadas continuamente para ele, se movimentando em rotação e mesmo ocorre com a lâmpada que acende ao se aproximar da cúpula.

A ligar a cúpula na parte superior do gerador com cabo elétrico não gera eletrização.

Conclusão

O gerador demonstra de forma eficiente o princípio físico da eletrostática. O experimento consegue mostrar o efeito produzido pelas cargas elétricas, o que facilita a aprendizagem e interesse pela física, uma vez que o modelo ilustra, de forma didática e simples o funcionamento eletrização por atrito.

Referencias

pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade_estática

http://www.answers.com/topic/van-de-graaff-generator#ixzz1IDe6ZE00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com