TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é material avançado?

Tese: O que é material avançado?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

O que são materiais avançados?

Os materiais utilizados em aplicações de alta tecnologia (High-Tech) são algumas vezes chamados de materiais avançados. Por alta tecnologia queremos dizer um dispositivo ou produto que opera ou funciona utilizando princípios relativamente intrincados e sofisticados; são exemplos os equipamentos eletrônicos, computadores, sistemas de fibra ótica, espaçonaves, aeronaves, e foguetes militares. Estes materiais avançados são tipicamente materiais tradicionais cujas propriedades foram aprimoradas, ou então materiais de alto desempenho recentemente desenvolvidas. Além disso, eles podem ser de todos os tipos de materiais, e em geral são relativamente caros.

Nanotecnologia e o grafeno

Computadores, celulares, equipamentos de aviação, ou sistemas de controle nos painéis de automóveis, todos eles têm algo em comum: a utilização do silício nos seus componentes eletrônicos.

Porém, com o advento de novas tecnologias, surge necessidade de aprimoramento na transmissão de dados. E um forte candidato para substituir o silício é o grafeno, que tem como uma de suas grandes vantagens a possibilidade de ser empregado em escala nano.

O grafeno foi observado experimentalmente em 2005, na Universidade de Manchester, na Inglaterra. Em 2010, os russos Konstantin Novoselov e Andre Geim ganharam o Nobel da Física com seus estudos revolucionários sobre o grafeno. O potencial de aplicações em futuras tecnologias levou a Comunidade Europeia a investir 1 bilhão de euros, em 10 anos, no projeto grafeno.

O grafeno é uma folha plana de átomos de carbono, densamente compactados, reunidos em uma estrutura bidimensional. Se for enrolado na forma de um canudo, recebe o nome de nanotubo de carbono. Trabalhado para formar uma bola, é conhecido como fulereno.

Suas propriedades elétricas permitem pensar na fabricação de detectores de luz mais eficientes e células solares que potencialmente poderão aproveitar todo o espectro solar para gerar energia.

Possibilidades infinitas:

A facilidade de manuseio do grafeno vai permitir que ele seja aplicado em quase todos os setores da indústria. A mais comentada atualmente é empregar o material no mercado tecnológico, mais especificamente nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

No futuro, esses gadgets vão abandonar o design retangular e conservador dos modelos vendidos hoje em dia para adotar visuais dignos de filmes de ficção científica. Será possível fabricar um celular totalmente flexível que poderá ser literalmente dobrado, colocado no bolso e desenrolado de volta sem prejudicar seu funcionamento ou sua tela de altíssima definição. Ele também poderá ser transparente como o vidro e ter a espessura de uma folha de papel.

Além de flexíveis, as baterias dos aparelhos deixarão de ser o pesadelo dos usuários que passam o dia com o smartphone ligado. Ainda na área de gadgets, a velocidade da internet também será extremamente melhorada com o aprimoramento do grafeno.

Referencias

http://canaltech.com.br/materia/produtos/Grafeno-conheca-o-material-que-vai-revolucionar-a-tecnologia-do-futuro/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com