Administração De Material E Patrimonio
Pesquisas Acadêmicas: Administração De Material E Patrimonio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maninhoribeiro • 4/5/2013 • 703 Palavras (3 Páginas) • 797 Visualizações
OBJETIVO: Abordar, após uma breve introdução, os objetivos do sistema de administração JIT (Just in Time).
JUSTIFICATIVA: Considerando que a qualidade dos produtos e serviços é um diferencial na competitividade de mercado, cumpre aprofundar o estudo dos objetivos do sistema Just in Time, que administra e tem por objetivo a melhoria no processo produtivo.
INTRODUÇÃO: Atualmente as organizações estão envolvidas num processo de globalização, no qual a concorrência é imensa, os clientes estão cada vez mais exigentes, e os recursos para a fabricação de um produto, além de onerosos, são escassos. Saber administrar esses recursos e atender às necessidades dos clientes é um fator de diferenciação e dá à empresa uma vantagem competitiva no mercado. Essa vantagem, em relação ao tempo, está associada aos objetivos de produção: qualidade, flexibilidade, velocidade e confiabilidade. Um dos sistemas que possibilita essa capacitação competitiva é o Just in Time (JIT), que tem por objetivo a melhoria do processo produtivo, e como conseqüência, administra os recursos com a eliminação de desperdícios, produzindo apenas o necessário, e atende às necessidades do cliente com um produto de qualidade e pontualidade na entrega, consolidando a fidelização do cliente.
DESENVOLVIMENTO: Just in Time é um sistema que foi criado para administrar o processo de fabricação de produtos na quantidade certa, na qualidade adequada, no momento oportuno e com o menor custo possível, eliminando tudo o que não agregue valor ao produto. Busca continuamente a melhoria do processo produtivo, obtida através da redução dos estoques, exigindo o abastecimento ou o desabastecimento no tempo certo, na quantidade certa e no lugar certo, visando a produção somente daquilo que é necessário no atendimento da demanda, e com a qualidade desejada. Permite a continuidade do processo, mesmo quando há falhas nos estágios durante a produção.
O Just in Time fundamenta-se na premissa de que não existe outro nível aceitável para o projeto do sistema que não seja o de defeito zero. São identificadas as causas dos problemas, e assim, busca-se a solução para eliminá-las tão logo surjam. Assim, os recursos humanos envolvidos no processo produtivo são exaustivamente treinados para a execução das suas tarefas, e como consequência, sabem como produzir com a qualidade esperada. Portanto, o comprometimento é exigido, pois sabem que um defeito em parte do processo pode comprometer o processo todo. A existência de lotes mínimos visa a não comprometer a qualidade, pois existência de defeitos em um lote pequeno pode ser rapidamente corrigida.
A redução permanente dos ciclos envolvidos, possibilita a flexibilidade de resposta do sistema produtivo. É possível mudar de um modelo de produto para o outro, sem a existência de volumes elevados de componentes obsoletos, uma vez que o sistema prevê pequenos volumes de estoques. Trabalhando-se com níveis pequenos de estoques, e com flexibilidade, o tempo de ciclo do processo produtivo é mais curto e, como conseqüência, mais rápido. E é extremamente importante que tudo isso aconteça na velocidade desejada pelo mercado. Assim, a diferenciação de produtos na fase de montagem final permite que se atinja uma velocidade significativa na entrega de produtos em prazos muito reduzidos.
Portanto,
...