ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, DEPARTAMENTALIZAÇÃO E COMISSÕES.
Por: Bruno Conradt • 31/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 183 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS – ENGETEC
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, DEPARTMAENTALIZAÇÃO E COMISSÕES.
BRUNO FELIZETTI CONRADT
HENRIQUE GAMERO
GABRIEL GAVA
PROFESSOR ADEMIR JOSÉ DEMÉTRIO
Fundamentos de Gestão
Joinville – SC
2017
BRUNO FELIZETTI CONRADT
HENRIQUE GAMERO
GABRIEL GAVA
ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, DEPARTMAENTALIZAÇÃO E COMISSÕES.
Trabalho sobre poder apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade da região de Joinville – Univille – na disciplina de Fundamentos de Gestão - 137-2AN sob orientação do Professor Ademir José Demétrio.
Joinville – SC
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
1 ORGANIZAÇÃO FORMAL 9
2 ORGANIZAÇÃO INFORMAL 9
3 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS 9
3.1 Organização Linear 10
3.2 Organização Funcional 10
3.3 Organização Linha-Staff 11
4 DEPARTAMENTALIZAÇÃO 11
4.1 Departamentalização por clientes 12
4.2 Departamentalização por produtos ou serviços 12
4.3 Departamentalização Geográfica 12
4.4 Departamentalização por processos 12
4.5 Departamentalização Por Projetos 13
4.6 Departamentalização Matricial 13
5 COMISSÕES 13
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Organização empresarial trata-se de pessoas jurídicas, legalmente composta, que trabalham para atingir metas e objetivos, coordenada e controlada, com atividades e responsabilidades definidas, visando lucro ou não.
Com fins lucrativos visam obtenção de lucro, são empresas fornecedoras de serviços ou comercializadoras, ou seja, podem ser empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviço. Já as organizações sem fins lucrativos, são entidades sem pretensão de lucratividade. Instituições religiosas e associações com objetivos sociais são exemplos de organizações sem pretensão de lucro.
O porte das empresas é definido conforme a LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 e Receita Federal com base no faturamento anual e IBGE do Brasil com referência ao número de funcionários. No caso do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística não tem fundamentação legal para definição jurídica.
Além da definição baseada em faturamento, a Lei nº 11.638/2007 estabelece que: “considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões”.
Sua estrutura pode ser formal ou informal e existem basicamente três tipos de organizações: Linear, Linha-staff e Funcional.
1 ORGANIZAÇÃO FORMAL
Segundo NUNES, 2017, a Organização Formal corresponde à componente da organização que estabelece a forma como é efetuada a sua própria gestão e a coordenação e controlo de pessoas e atividades, bem como a ligação das atividades de gestão corrente à estratégia de desenvolvimento definida. Para isso, são criadas na organização as estruturas organizacionais e definidas as regras, políticas e procedimentos que regulam a forma como, quando e por quem são desempenhadas as diversas tarefas necessárias ao seu funcionamento.
A formalidade é definida no dicionário como operações obrigatórias para cumprimento de atos jurídicos ou administrativos e é sinônimo de mandamento, determinação, normas.
A organização formal é uma das estruturas organizacionais, da qual, abrange conjunto de regras e normas de conduta, na maioria das vezes, internas que direcionam a condução da empresa. O código de ética da empresa, política de gestão, normas de conduta, níveis hierárquicos, plano de carreira, salários fazem parte da organização formal.
2 ORGANIZAÇÃO INFORMAL
Enquanto a organização formal está relacionada com a racionalidade, existe a organização informal, da qual não existem normas, regras e padrões e sim com costumes, ordem e status social e cooperativismo.
3 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Para Chiavenato, a teoria neoclássica da administração assume que a organização formal consiste em camadas hierárquicas ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma e com ênfase nas funções e nas tarefas. Chiavenato complementa que a característica mais importante da organização formal é o racionalismo.
Segundo ALVARENGA, estruturas organizacionais são todos os aspectos da organização formal, e abrange divisão do trabalho, especialização e hierarquia. São definidas na estratégia organizacional, pela gerência, diretoria ou qualquer outro conceito que seja ligado ao conceito de “alta cúpula da organização.
3.1 Organização Linear
Tem sua origem de exércitos antigos e possui formato de pirâmide, pois possui subordinação direta com superior, ou seja, ordens de um superior imediato. Tem como principais características autoridade linear ou única, comunicação formal, aspecto de pirâmide e decisões centralizadas. Trata-se de uma forma de organização das pequenas empresas ou empresas relativamente novas no mercado.
...