OS ASPECTOS FÍSICOS
Por: PH Leda de Arruda • 19/1/2018 • Resenha • 734 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
ASPECTOS FÍSICOS
Formosa da Serra Negra - MA
RELEVO
Relevo de Formosa da Serra Negra se apresenta em superfície montanhosa, as serra negra e emburrada apresenta superfície de planaltos, algumas áreas do município se tem planícies de chapadões, semelhantes ao da chapada das mesas, maior parte de área é de transição, o relevo do município esta relacionado a hidrografia do município.
CLIMA
Formosa da Serra Negra tem um clima tropical. Há muito menos pluviosidade no inverno que no verão. De acordo com a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. A temperatura média anual em Formosa da Serra Negra é 25.6 °C. 1255 mm é a pluviosidade média anual. Quando comparados o mês mais seco tem uma diferença de precipitação de 230 mm em relação ao mês mais chuvoso. Durante o ano as temperaturas médias variam 1.7 °C. 26.6 °C é a temperatura média do mês de Outubro, o mês mais quente do ano. A temperatura média em Maio, é de 24.9 °C. É a temperatura média mais baixa de todo o ano. O mês mais seco é Julho com 8 mm. Apresentando uma média de 238 mm, o mês de Março é o mês de maior precipitação.
HIDROGRAFIA
A hidrografia de Formosa da Serra Negra esta situado na bacia principal Mearim, e Rio Grajau, rios na qual são alimentados por vários córregos, que nasce na região serrana Serra Negra: Riachão, Riacho do Ouro, Rio Grajauzinho, Riacho Sobradinho, Riacho Grande, Riacho dos Anjos, Riacho Ribeirão, Riacho das Barracas, Riacho dos Ovos,
Rio Grajauzinho: afluente do rio Grajau, localizado na parte este do município.
Rio Mearim: principal rio maranhenses, nasce dento do município, corta o mesmo do sentido sul para o norte, rio com o maior volume de agua do município.
Riacho Grande: afluente do Rio Mearim, nasce na serra negra, sentido oeste para o leste.
Riachão: afluente do Rio Grajau, nasce na serra negra na encosta oeste, segue neste mesmo sentido.
Riacho Sobradinho: afluente do Rio Grajauzinho, vários córregos que o formam o mesmo, que nascem na encosta da serra.
Riacho dos Anjos: afluente do Rio Mearim, segue do sentido sul para o norte.
Riacho dos Ovos: afluente do Rio Mearim, nasce na ponta da serra negra lado norte.
Riacho do Ouro: afluente do Rio Mearim, nasce na serra negra na encosta leste.
Riacho Vão da Arara: afluente do Rio Mearim, nasce na serra da emburana no leste do município.
E demais riachos: riacho Bom Acerto, Riacho da Barra, Riacho Coco, riacho Ribeirão, Riacho do Bonito, Riacho São Luís, Riacho do Porção, Riacho do Brejão, Riacho das Cunhãs. A hidrografia do município esta dividido em duas partes sendo, do lado leste e oeste cortado pela Serra Negra.
FLORA E FAUNA
Flora caracterizada de espécies de cerrado e fragmentos de mata atlantica, com espécies como; ipê amarelo aparece em áreas predominante de cerado, buritizal e coco babaçu presente em áreas úmidas e mata ciliar, aroeira em regiões mais altas e solo forte, entre outras como: pequi; faveiros; barbartimão; jatobá; pau amarelo; cedro; cagaita; iga; sucupira; cajueiro.
...