OS FILTROS ANALÓGICOS ATIVOS
Por: RobinhoSilva • 12/12/2017 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 536 Visualizações
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
CEEI – Centro de Engenharia Elétrica e Informática
DEE – Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina: Laboratório de Eletrônica
Professor: José Gutembergue de Assis Lira
Aluno: José Domingos de A. Neto
José Patrício Gomes da Silva
RELATÓRIO - EXPERIMENTO #4:
FILTROS ANALÓGICOS ATIVOS
Data do experimento: 02 de Agosto de 2017
Campina Grande, agosto de 2017
Objetivos:
Esta prática tem como objetivo a montagem e verificação da funcionalidade de filtros analógicos passivos e ativos usando as configurações Sallen & Key e Rauch, de primeira e segunda ordem, analisando as principais características dos filtros projetados como [freqüência de corte, atenuação na faixa de rejeição, ganho, faixa de passagem e fator de qualidade].
Materiais utilizados:
- Circuito Integrado TL 084;
- Resistores: 10kΩ, 1kΩ, 100kΩ;
- Fonte de tensão de 12V e -12V
- Potenciômetro;
- Capacitor: 1nF e 10nF;
- Osciloscópio digital;
- Multímetro digital;
Montagem 1: FILTRO PASSA-BAIXA ATIVO DE SEGUNDA ORDEM
O objetivo desta montagem é verificar a funcionalidade de um filtro ativo passa-baixa de segunda ordem observando a sua freqüência de corte, ganho na faixa de passagem e atenuação na faixa de rejeição. Montamos o circuito da figura 1. Aplicamos um sinal senoidal na entrada e observe os sinais de entrada e saída simultaneamente com o osciloscópio. Inicialmente o experimento teve um sinal aplicado com determinada amplitude e com freqüência inferior a freqüência de corte do filtro. Variando apenas a frequência do sinal de entrada, mantendo a amplitude constante, e observamos em que frequência ocorre realmente na atenuação de – 3 dB com relação ao ganho máximo correspondente a faixa de passagem do filtro.
[pic 1]
Figura 1 – Filtro Passa Baixa Sallen & key
Montagem 2: FILTRO PASSA-ALTO ATIVO DE SEGUNDA ORDEM
Nesta montagem, foi realizada a verificação do funcionamento do filtro passa-altaativo de segunda ordem usando a estrutura Sallen & Key, como mostrado no circuito da figura 2:
[pic 2]
Figura 2 – Filtro Passa Alta Sallen & Key
Aplicou-se um sinal senoidal de 10 Vpp e verificou-se que ao diminuir a frequência o sinal foi sendo atenuado em 3dB ao se aproximar da frequência teórica de corte 20 kHz, sendo o valor medido 21,5 kHz. O qual se obteve um erro de 2,55% do valor de teórico da frequência de corte.
Montagem 3: FILTRO PASSA-FAIXA ATIVO DE SEGUNDA ORDEM
O circuito do tipo Rouch possui uma topologia específica usando amplificador com múltiplas realimentações. Nesse experimento, foi montado um filtro passa-faixa de segunda ordem de acordo com a figura 3:
[pic 3]
Figura 3 – Filtro Ativo Passa Faixa
Realizada a montagem, foi visto a passagem de apenas uma faixa de frequência 1348 Hz. O valor teórico obtido foi de 1208 Hz representando um erro de 0,94%. Para qualquer frequência fora da faixa “permitida” ocorre uma atenuação no sinal maior que 3 dB.
...