OS METAIS NÃO FERROSOS
Por: leokk13 • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 1.582 Visualizações
METAIS NÃO FERROSOS
Metais não ferrosos, são metais que não contem ferro, ou que o ferro esteja em pequenas quantidades, como elementos de liga. Têm aplicação na construção de máquinas, automóveis, galvanização, construções aeronáuticas e navais. Isso porque esses materiais podem substituir os ferroso de acordo com a necessidade e as características do material. Os exemplos mais comuns são: alumínio, cobre, latão, zinco, estanho.
A seguir, características de alguns materiais não ferrosos:
ZINCO:
[pic 1]
Figura 1: exemplo de objetos feitos com zinco
Fonte: http://www.galvanomoderna.com.br/servicos/
O zinco tem uma forma cristalina hexagonal compacta, peso atômico de 65,38 e número atômico 30. Possui boa condutibilidade se comparado com materiais não metálicos, mas entre os metálicos ele não é tão bom condutor. Esse metal também é empregado na fabricação de ligas metálicas como o latão e bronze.
Sua principal aplicação é na galvanização do aço ou ferro, protegendo-o da corrosão, já que o ferro enferruja facilmente quando em contato com o ar. Quando o ferro é galvanizado, o zinco impede que esse entre em contato com o ar ou a agua, assim evitando a oxidação. E tem como outras propriedades:
- Massa específica de 7140 kg/m³
- Ponto de fusão de 419,5 ºC
- Calor de fusão de 7,32 kJ/mol
- Ponto de ebulição de 907 ºC
- Eletronegatividade de 1,65
ALUMÍNIO
[pic 2]
Figura 2: exemplo de objetos feitos com alumínio
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aluminio.htm
O alumínio é um dos elementos químicos mais abundantes da crosta terrestre, perdendo apenas para o oxigênio e silício. Encontrado apenas na forma combinada, ele é extraído da principalmente da bauxita, pois o processo de obtenção através deste minério se torna mais fácil do que retirá-lo de outros silicatos, mesmo assim esse processo requer muita energia. Por ser um material resistente, leve, bom condutor de calor e eletricidade, maleável, entre outras qualidades, é o metal não ferroso mais usado pelo homem.
Suas principais aplicações: revestimento de embalagens diversas, redes de transmissão elétrica, carcaças de motores, revestimentos cerâmicos. Tem como outras propriedades:
- Ductilidade de 15%
- Densidade de 2700 kg/m³
- Ponto de fusão de 660 ºC
- Condutividade térmica de 200 W/m ºC
- Tensão de ruptura de 250 N/mm²
BRONZE
[pic 3]
Figura 3: exemplo de objetos feitos com bronze
Fonte: http://www.proformpowderedmetals.com/bronze90.html
O bronze é uma liga metálica composta por cobre e estanho, que tem como intenção obter características superiores às do cobre, que tem alta ductilidade, muito bom condutor térmico e elétrico. O bronze tem seu ponto de fusão entre 900 ºC e 1000 ºC. Tem suas principais aplicações sendo a fabricação de parafusos, aparelhos elétricos, revestimento de motores, sinos (em virtude de sua ressonância), instrumentos musicais, objetos de decoração, entre outros. Diagrama de equilíbrio do bronze:
...