OS MOTORES A COMBUSTÃO
Por: Hector Fogliato • 22/2/2022 • Abstract • 399 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Instituto Federal Sul-rio-grandense
Campus Sapucaia do Sul
Curso de Engenharia Mecânica
Nome: Hector Fogliato de Mello
Disciplina de Motores de Combustão Interna
Profª Luana De Lucca de Costa
- Motores a gasolina
Automóveis que utilizam gasolina ou álcool possuem motores de CICLO OTTO. Este tipo de motor, quando comparado a motores que utilizam diesel, são considerados um pouco mais simples e práticos devido a sua facilidade de manutenção e capacidade de aceitar outros tipos de combustíveis além da gasolina, como o álcool, etanol, gás natural, entre outros.
- Motores a diesel
Automóveis que utilizam óleo diesel como combustível possuem motores de CICLO DIESEL. São motores mais robustos em comparação aos motores de ciclo otto por esta razão são mais utilizados para transporte e máquinas operatrizes.
- Diferenças:
Ambos os motores possuem os 4 tempos básicos: admissão, compressão, explosão e exaustão, entretanto existem diferenças entre os 2 motores devido a forma como os combustíveis são queimados.
A gasolina evapora de forma rápida e por isso se mistura com ar de forma eficiente, sendo apenas uma faísca sendo necessária para produzir uma combustão no motor a gasolina. Por outro lado, o diesel não possui essa relação de mistura adequada com o ar, no entanto se o diesel for pulverizado no ar com alta temperatura uma combustão espontânea irá ocorrer.
[pic 1]
Figura 1: Diesel misturado ao ar de alta temperatura. Fonte: LearnEngineering
Isso significa que nos motores a gasolina o combustível e o ar devem ser pre-misturados, enquanto nos motores a diesel a mistura irá ocorrer apenas durante a combustão, motivo no qual justifica a utilização de injetores de combustível em motores a diesel e motores a gasolina utilizam vela de ignição.
[pic 2]
Figura 2: Injetor de combustível e vela de ignição. Fonte: LearnEngineering
Outra grande diferença ocorre no processo de combustão, é que o motor a gasolina possui uma mistura pré misturada que se propaga bem, desencadeando uma combustão suave e controlada, causando uma baixa vibração. Já motores a diesel a combustão pode ocorrer em qualquer lugar na câmara de combustão, o que se torna um processo não controlado, por este motivo os motores a diesel são mais robustos e resistentes.
Motores a diesel também são capazes de alcançar taxas de compressão maiores em relação aos motores a gasolina, pelo simples motivo de comprimir apenas o ar em sua câmara de combustão. Já o motor a gasolina pré misturado uma taxa de compressão mais elevada não seria possível, pois poderia causar uma auto-ignição.
Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=o8Ybo8D5O2Q&ab_channel=BielaQuente-CanalDeMec%C3%A2nicaAutomotiva
...