OS SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO
Por: Ananda Caroline • 23/6/2020 • Trabalho acadêmico • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 241 Visualizações
GRADUANDO EM ENGENHARIA CIVIL
ANANDA CAROLINE ELIDA LOHANNY JEFFERSON ANTONIO RAYRON DAVID VITORIA REGIA
ANÁLISE DA NBR 17240/2010
SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO
– PROJETO, INSTALAÇÃO, COMISSIONAMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO – REQUISITOS
TERESINA-PI / 2020
ANANDA CAROLINE ELIDA LOHANNY JEFFERSON ANTONIO RAYRON DAVID VITORIA REGIA
SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO
⦁ PROJETO, INSTALAÇÃO, COMISSIONAMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO – REQUISITOS
Análise de pesquisa apresentado a Eng. Msc. Lívia Reis da Universidade Integral Diferencial Facid Wyden, como requisito para a análise da NBR 17240/2010.
Orientadora: Professora Lívia Reis
TERESINA-PI / 2020
RESUMO
O trabalho visa a compreensão e análise dos elementos que compõe a NBR 17240, responsável pelo sistema de detecção e alarme de incêndio. Para isso foram apresentadas as formalidades específicas afim de esclarecer detalhadamente seus equipamentos e funcionamento conforme as recomendações para execução e instalação do mesmo, visando-se assim o conhecimento e prevenção de acidentes e falhas referentes a incêndios.
Palavras chaves: Segurança, alarme, incêndio e NBR 17240
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Incêndio no Hotel Blue Tree Rio Poty 9
Figura 2 – Elaboração de Projeto contra Incêndio 14
Figura 3 – Sinalizações contra incêndio 15
SUMÁRIO
⦁ Introdução 6
⦁ Justificativa 7
⦁ Objetivos 7
⦁ Objetivo Geral 7
⦁ Objetivo Especifico 7
⦁ Metodologia 7
⦁ Legislação 8
⦁ Breve histórico da segurança contra incêndio no Brasil 8
⦁ Incêndio no Hotel Blue tree Rio Poty 9
⦁ Detectores de incêndio 11
⦁ Acionadores manuais 12
⦁ Fiação 12
⦁ Saídas de emergência 13
⦁ Projetos arquitetônicos 13
⦁ PPCI 14
⦁ Sinalização de Emergência 15
⦁ Laudos Técnicos 15
⦁ Conclusão 16
⦁ Referencias Biográficas 17
⦁ INTRODUÇÃO
A norma 17240 criada no ano de 2010, substituindo a norma 9441 também do ano de 2010, foi realizada com o intuito de poder auxiliar aqueles que são responsáveis pela segurança em uma obra em relação ao sistema de detecção e alarme de incêndio, a norma contém ao todo 54 páginas, nela contendo o necessário para uma boa identificação para a prática de afins.
O sistema de detecção e alarme de incêndio é um dispositivo que fica instalado dentro dos edifícios, que tem como objetivo principal indicar o caso de um eventual incêndio, sinalizando por meio de alarmes para as pessoas que tiverem no local do ocorrido, e para os responsáveis pelo controle de fogo, assim podendo garantir a segurança de todos e da obra.
De acordo com o Teixeira (2009, p.1) o número de mortes provocados por um incêndio em regiões urbanas e industriais são baixas, comparada a outros tipos de acidentes, mas que ainda assim o número ainda é alto, e sem contar com o custo de investimento na obra, sendo assim um motivo para o apoio na proposta de investir na área de segurança contra os incêndios. É importante ter o conhecimento da norma 17240, pois ela retrata as medidas corretas para o desempenho das exigências, no entanto, não tem o direito de fazer punições na ausência delas.
Com o passar dos anos, e a evolução das tecnologias, foi desenvolvido vários tipos de detectores de incêndio, como os automáticos, de fumaça, de gás, de temperatura, e de chamas. Cada tipo de detetor tem sua finalidade, eles são recomendados de acordo com o local em que o usuário quer realizar a instalação. Sem contar que existe vários tipos de sistemas: “O sistema permite a conexão a um sistema de supervisão e controle predial, porém funciona como uma unidade autônoma, isto é, quando a comunicação com o sistema de gerenciamento é interrompida, o sistema continua operando normalmente. O sistema é geralmente oferecido com um conjunto de baterias que podem suprir, em caso de ausência de energia, a alimentação completa do sistema, incluindo os acionamentos.” (ASSIS, 2011, p.22).
⦁ JUSTIFICATIVA
Nesta análise almeja entender melhor como funciona os detectores e alarmes de incêndio, buscando facilitar o desenvolvimento da norma durante a execução da instalação do mesmo. Sendo assim de suma importância ter o conhecimento de todos os requisitos necessários para poder ser feito na forma corretamente, podendo garantir que os envolvidos de uma obra estejam cientes das recomendações exigidas pela norma 17240.
⦁ OBJETIVOS
⦁ OBJETIVO GERAL
Analisar todos os elementos da norma para poder fazer a aplicação correta delas, visando a segurança de um edifício que está sujeito a um incêndio.
⦁ OBJETIVO ESPECIFICO
Distinguir todos os componentes que são apresentados
...