OS SISTEMAS DE VÁCUO EM VÁLVULAS AUTOMOTIVAS
Por: ALISSONoba • 21/3/2018 • Trabalho acadêmico • 5.246 Palavras (21 Páginas) • 285 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Santo André – SP
2017
ALISSON DE OLIVEIRA BATISTA [pic 6]
[pic 7]
SISTEMA DE VÁCUO EM VÁLVULAS AUTOMOTIVAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera de São Paulo - UNIAN/SP como requisito parcial para a obtenção do título de graduação em Engenharia Mecânica.
Orientador: Helington Leandro.
SANTO ANDRÉ - SP
2017
ALISSON DE OLIVEIRA BATISTA
SISTEMA DE VÁCUO EM VÁLVULAS AUTOMOTIVAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera de São Paulo - UNIAN/SP como requisito parcial para a obtenção do título de graduação em Engenharia Mecânica.
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor (a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor (a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor (a)
Santo André, 17 de setembro de 2017
RESUMO
Em decorrência da necessidade do aprimoramento no sistema de vácuo em válvulas automotivas, e os potencias benefícios da redução de custos e desperdícios, este estudo teve como premissa pesquisar as causas potenciais de falha, bem como a sistemática dos equipamentos, analisando sob um referencial teórico a possibilidade de aumentar a eficiência e eficácia do trabalho executado em todas as vertentes, tais como, custos, qualidade, eficiência e produtividade, através da redução de tempo de processo, diminuição da problemática de falso rejeito no processo de sucção e levantamento da necessidade de manutenções de equipamentos, tais como, os sensores e dispositivos.
Palavras-chave: Fabricação de Válvulas; Falso Rejeito; Redução de Custos
ABSTRACT
As a result of the need to improve the vacuum system in automotive valves, and the potential benefits of reducing costs and waste, this study had as a premise to investigate the potential causes of failure, as well as the systematics of the equipment, analyzing under a theoretical reference the possibility of increasing the efficiency and effectiveness of the work carried out in all aspects, such as costs, quality, efficiency and productivity, through reduction of process time, reduction of the problem of false reject in the suction process and lifting of the need for maintenance of equipment, such as sensors and devices.
Keywords: Valve Manufacturing; False Rejection; Cost Reduction
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
1. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE VÁLVULAS AUTOMOTIVAS 9
1.1 ATUADORES PNEUMÁTICOS 9
1.1.1 Válvulas Pneumáticas 10
1.2 ATUADORES PARA VÁLVULAS 11
2. FUNCIONAMENTO E FALHAS EM VÁLVULAS AUTOMOTIVAS 14
2.1 PROCESSO DE ADMISSÃO 14
2.2 PROCESSO DE ESCAPE 14
2.3 POTENCIAIS DE FALHA 15
3. NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA FABRICAÇÃO DE VÁVULAS 18
3.1 FALHAS 18
3.2 CONFIABILIDADE da MANUTENÇÃO DE equipamentos para o rejeito do vácuo 20
3.2.1 Os Componentes Dos Equipamentos E Suas Respectivas Funções 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
A administração da produção existe desde quando nossos antepassados poliam pedra em busca de utensílios com mais eficiência. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos. Com o surgimento da revolução industrial, a produção artesanal entra em declínio, é quando então surgem às primeiras fábricas. Com o surgimento das fábricas, surge também, a administração da produção, definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços através de decisões e responsabilidades de seus gerentes de produção. Neste sentido, a proposta do trabalho esta pautada no estudo de melhorias de processos Industriais de inspeção do sistema de vácuo em válvulas automotivas, caracterizada principalmente pelo bom senso, lógica, criatividade e iniciativa, de modo que, através do conhecimento, sejam apresentadas ferramentas capazes de tornar o trabalho mais eficiente, observando metodologias para o alcance de menor tempo, menor custo e desperdício. Para realização desses processos são conhecidos fundamentalmente dois métodos para a medição de tipo Δp/Δt; sistemas absolutos e sistemas diferenciais. Sendo que, os dois sistemas realizam o ciclo de teste com base em três fases fundamentais:
- O enchimento por pressurização da cavidade em teste;
- Acomodação para estabilizar o volume de ar introduzido, e:
- Analise do andamento da pressão para medir uma queda eventual em um intervalo de tempo.
No entanto, para se aumentar a competitividade das empresas, primeiramente, têm que se roteirizarem os procedimentos aceitos como corretos. Posteriormente realizar uma intervenção, aplicando o projeto de melhoria envolvendo tanto aspectos técnicos como humanos. A implementação deste fluxo de forma coerente permite melhorar a qualidade e produtividade dos processos, assim como um aumento da previsibilidade das operações. A premissa em um processo de melhoria de um sistema de vácuo em válvulas automotivas é identificar falhas que podem ocorrer, ou seja, avaliar os meios de controle disponíveis. Que por vezes, são gerados pela utilização de um método de trabalho inadequado desenvolvido para executar uma operação com sincronismo, mas um planejamento errôneo que não se enquadra a filosofia de produção da empresa. O sistema absoluto representa o método teórico mais imediato, econômico e evidente para realizar essa medição. Enquanto que o sistema diferencial é comumente utilizado em casos que necessitam ter a mesma sensibilidade com pressões diferentes, ou quando são aplicados testes com alta pressão, a medição e o controle do ar são as variáveis do processo. Neste sentido observou se as principais características das tecnologias utilizadas nas indústrias, bem como, os detalhes em termos de instalações e aplicações.
...