OS TIPOS DE CONHECIMENTO
Por: Barry Turner • 30/10/2017 • Resenha • 935 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
Universidade Federal do Piauí
Centro de Tecnologia
Introdução à Metodologia Científica
Maria das Graças Moita Raposo Pereira
Engenharia Mecânica
Fazer Universidade: uma proposta metodológica
Fabrício Soares de Sousa
04 de Outubro de 2017
LUCKESI, Cipriano. et at.
O conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação In: Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 6.ed. São Paulo: Cortez, 1994. P 47-48.
É Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Católica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Senhora da Assunção, da Católica de São Paulo (1968), Mestre em Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor pós-aposentado da Faculdade de Educação, da Federal da Bahia. Foi professor do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA, ensinando na Graduação, de 1971 a 2002, quando aposentou-se. No Curso de Graduação em Filosofia, ensinou especialmente Introdução à Filosofia, Axiologia, Pensamento Filosófico na América Latina, Leitura do Filosófico. Iniciou suas atividades na Pós-Graduação em Educação (Mestrado), na Faculdade de Educação/UFBA, em 1985, estando a ela vinculado até o presente momento, ensinando especialmente Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa e Educação e Ludicidade, além de orientar mestrandos e doutorandos em suas atividades de pesquisa e elaboração de dissertações e tese.
Para o autor, na medida em que agimos, buscamos compreender o mundo no qual e com o qual agimos, e quando compreendemos, reordenamos e reorganizamos a nossa ação, já que o entendimento que conseguimos irá nos iluminar. A ação é um elemento fundamental para que haja o entendimento.
Luckesi explica que o conhecimento não é um enfeite ou ilusão da mente, ele funciona como um entendimento do mundo, tornando assim, a nossa vida mais satisfatória e plenamente realizada. Ele logo nos leva a discutir sobre o conhecimento como uma forma ao mesmo tempo teórico-prática e prático-teórica de compreender a realidade que nos cerca, trazendo a ideai de que o conhecimento é um produto do enfrentamento do mundo realizado pelo ser humano, usado como um modo de entender a realidade.
O mundo é cheio de desafios, ao nascermos, somos submetidos às suas leis e conforme crescemos e adquirimos conhecimento, moldamos o mundo ao nosso olhar. O autor também nos traz a premissa de que todos os variadíssimos atos que praticamos em nossa vida são acompanhados do ato de pensar. Então somos capazes de pensar e refletir, compreender o mundo e separar o útil do inútil, o agradável daquilo que nos trará problemas e resistências, transformando a realidade em algo que satisfatório às nossas necessidades.
Luckesi também nos diz que o conhecimento só nasce da prática com o mundo, do entendimento dos desafios, e que seu sentido está amplamente ligado com a realidade. Logo nos vem o fato que o sistema educacional está mais preocupado em fazer os educandos “responderem questões” do que conhecer o mundo e a realidade.
O conhecimento enquanto entendimento e compreensão da realidade faz o ser humano ser tornar o “senhor da situação”, e pela ação e entendimento conseguimos superar as regras do mundo, transcendendo-o, assim, com o conhecimento temos não só a compreensão teórica mas a tecnológica também, explica Luckesi
...