TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oportunidades de estagio no DF e as possibilidades do egresso em um curso de Engenharia Civil

Por:   •  7/11/2016  •  Artigo  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

Oportunidades de estagio no DF e as possibilidades do egresso em um curso de Engenharia Civil

Todos nós sabemos da crise politica e econômica, que nosso país esta passando e que começou no ano passado logo depois dos investimentos que foram feitos para a copa do mundo, no começo de 2015, que começa a abalar com muita intensidade os recém-formados, formandos e mesmo todos que já fazem parte da carreira de engenharia, não só no Distrito Federal como em todo Brasil.

A maioria dos alunos que ingressaram no curso de engenharia civil na época em que o mercado estava muito aquecido e todos tinham perspectivas na área, vê a crise em que os pais esta se afundando e todos seus efeitos no alicerce da economia brasileira, pois a construção civil era o maior contratante de mão de obra e serviços no Brasil. Como todos presenciam o momento não é nada favorável aos alunos que saíram ou ainda estão terminando os cursos em direção ao mercado de trabalho. Nos dias atuais com a crise em que o país se encontra, ate os mais experientes estão sentindo o peso da economia abalada, por tantas denuncias e investigações do governo, sendo refletido diretamente nos novos aspirantes de postos de trabalho na construção civil.

A grande parte dos alunos que cursam engenharia civil esperava que somente com a graduação, (antes da crise), já estariam preparados para o mercado de trabalho, mas agora com o momento de crise financeira, os dias são outros, todos terão que investir em curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado, entre outros cursos de profissionalização, para poderem ter um futuro melhor, pois apenas a graduação não e o bastante.

Há vários alunos que está à procura de vagas de estagio nas empresas de todo o DF, mas o que todos encontram são promessas, de no futuro com a mudança da atual fase do país, possam estar contratando novamente, dentre esses alunos já e possível encontrar alguns que estão tendo que trabalhar em outras áreas, pois não podem esperar o mercado se aquecer novamente, devido à quantidade de dividas adquirida, tanto de necessidades básicas, como até pior, com a dívida adquirida com o contrato de financiamento estudantil (FIES).

Eu por exemplo, Francisco Fernandes, estudante de engenharia civil (UNIPLAN-Centro Universitário do Distrito Federal), até o segundo semestre de 2014, recebi varias propostas de ofertas para estagio, e também era comum vê em jornais. Pelo fato de ter família e uma casa para sustentar veio à insegurança de não querer largar meu emprego para estagiar, pois o salario cairia muito. Quando comecei a cursar o sétimo semestre resolvi sair do meu emprego para procurar estagio, porém já estou cursando o decimo semestre e até agora não consegui nada, correndo o risco de não conseguir me formar agora nesse semestre. Pois compro jornais todos os domingos, procuro na internet e nada. Então não vi alternativa que não seja partir para outra área, pois as dividas estavam acumulando.

O momento atual não e propicio para os estudantes e nem para quem quer ingressar na área de engenharia civil, há muitas dificuldades para conseguir um estagio, emprego ou ate mesmo para começar o curso, pois com a crise foram reduzidas as vagas do FIES e as poucas que ainda tem ficou, ainda mais burocrática para conseguir a vaga.

 Mas por outro lado a mão de obra de estagiários é barata e qualificada, e na crise atual a tendência é que as empresas de preferência a esse tipo de profissional. E ainda tenho esperança que a construção civil volte a ser o maior contratante de mão de obra e serviços não só do Distrito Federal como do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com