Relatório apresentando ao curso Engenharia Civil
Por: beatriiz01 • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 788 Palavras (4 Páginas) • 589 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
PRÁTICA 2 – QUÍMICA APLICADA
DENSIDADE DOS LÍQUIDOS: ALCOOL X ÁGUA DESTILADA
Brasília-DF
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
Relatório apresentando ao curso
Engenharia Civil
Em cumprimento as exigências Legais,
Sob a orientação do (a) Professor (a):
Manuela Gontijo
Brasília-DF
2015
Introdução
(Densidade x Massa específica)
Em Física, a densidade de um corpo ou de determinado material (líquido, sólido ou gasoso) pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume por ele ocupado.A fórmula matemática para cálculo da densidade é a seguinte: d = m/v (densidade = massa/volume).
A densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
A definição de massa específica é idêntica à de densidade, porém nós só a usamos quando nos referimos às substâncias, e não a um objeto sólido qualquer, a menos que este seja homogênio e isotrópico (tenha massa distribuída igualmente ao longo de todo o volume). Por isso, para líquidos e gases homogênios, a densidade e massa específica podem ser sinônimas, pois nesses casos a isotropia está presente. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bem maior do que ocuparia se fosse composto.
É importante ter clareza de que a massa específica é definida para uma substância e que a densidade é definida para um corpo.
Dentro da engenharia, saber a densidade de certa substância é importante, pois na hora de utilizar certos agregados ou ate o material em si, tem q saber a massa especifica/Densidade para saber se atende às normas. Na engenharia não existe só massa especifica ou Densidade, mas outras tbm, como exemplo: Densidade de Massa, Densidade de massa Teórica, Densidade de massa aparente, Massa unitária, Massa especifica aparente, entro outras. Mas como no momento interessa só massa especifica e densidades, abaixo duas Normas onde falam sobre elas:
Densidade de massa: Norma NBR 13278:2005 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação da densidade de massa e de teor de ar incorporado. Calcular densidade da argamassa no estado fresco, considera os vazios existentes na argamassa e serve para calcular o teor de ar incorporado na argamassa.
Massa Específica: NM 52:2002 Determinação de massa específica e massa específica aparente. È a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, excluindo os poros permeáveis. Expressa em g/cm³.
OBJETIVO
Este procedimento tem como objetivo determinar a densidade do álcool e da água destilada e após comparar com a tabela já existente. No caso, a massa especifica vai ter o mesmo valor q a densidade, pois estamos lidando com líquidos.
MATERIAIS E REAGENTES
- picnometro;
- Balança;
- Termômetro;
- Álcool puro;
- Água destilada.
PROCEDIMENTO
Pega o picnometro e coloca-o na balança de precisão e tara (para desconsiderar o peso do picnometro e usar apenas o do liquido contido dentro dele), Após coloque 100ml de álcool dentro do picnometro, leve-o para pesar, assim obtendo o peso do álcool. Com o picnometro vazio, tara ele novamente e depois coloca água destilada dentro e leve-o para pesar, assim obtendo o peso da água. Repita esse procedimento duas vezes para o álcool e duas vezes para a água. Com os dados coletados, fazer os cálculos para achar a Densidade e comparar com tabela existente. Obs: A temperatura usada foi de 24ºC.
...