Oportunidades e ameaças da utilização do shale gás
Por: Mayra Avelar • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Oportunidades e ameaças da utilização do shale gas
Mayra Avelar e Silva – Engenharia Química
A crescente relevância dos recursos não convencionais na matriz energética é evidente. Uma das principais fontes desses recursos é o Shale Gas que apresenta oportunidades tais como fonte de baixo custo para energia elétrica, para o consumo em residências, comércio e até mesmo combustível, além de ser uma considerada uma energia um pouco mais limpa. No entanto, esse recurso apresenta efeitos no meio ambiente que podem ser significativos gerando um conflito a respeito da sua utilização.
Shale como é chamado em inglês o folhelho é uma rocha sedimentar e argilosa muito abundante no planeta. O gás que pode estar confinado nessas rochas normalmente se encontram entre camadas de laminações paralelas depositadas por decantação em sua formação. Para então viabilizar a exploração e extração do gás dois avanços tecnológicos são utilizados: A estimulação pelo fraturamento hidráulico e a perfuração de poços direcionais. Esse gás, principalmente nos Estados Unidos, foi considerado uma oportunidade para substituição do carvão nas termelétricas visto que emite quase 50% a menos de gases causadores do efeito estufa. Além disso, o gás de xisto, como também pode ser chamado, é uma opção mais barata de energia para o consumidor quando comparados com outras fontes de energia.
Entretanto, para realizar perfurações e extrações do gás através do fraturamento hidráulico as consequências obtidas no processo são sérias tanto para a natureza quanto para a sociedade. Os danos ambientais são enormes, pode haver mudanças climáticas, pois apesar de ser uma energia um pouco mais limpa que o carvão por exemplo, ainda é uma energia não renovável; para sua extração há uma enorme quantidade de água consumida no processo; há também a possibilidade de contaminação da água visto que para o processo de fraturamento inúmeros produtos químicos são utilizados. Por fim, a sociedade é também afetada diretamente pois essa extração pode provocar abalos sísmicos que pode ser sentidos pelas populações locais e há uma grande ocupação de terras para as plataformas de perfurações.
Os aspectos e impactos ambientais provenientes da utilização desse gás são, portanto, consideráveis. Ele é uma alternativa a países que só possuem fontes não renováveis de energia para consumo por ser menos poluidor, mas para isso é importante uma forte regulação para garantir a segurança e atendimento aos requisitos ambientais nas operações da indústria extratora, além de uma garantia de que a sociedade principalmente a população local será pouco afetada. No caso de o país obter inúmeras fontes de energia renovável, como o caso do Brasil, esse gás não é uma alternativa aceitável devido aos seus incontáveis danos ao meio ambiente.
Referencias:
DALVI, P. R. ; CORADESQUI, S. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE SHALE GAS: UM ESTUDO DE CASO EM FAYETTEVIL. Disponível em:
LIMA, A.C. ; ANJOS, J.A.S.A. SHALE GAS: RISCOS AMBIENTAIS DE SUA PRODUÇÃO PARA O BRASIL. R. gest. sust. ambient. Florianópolis. p.167-180. 2015.
RIBEIRO, W.C. Gás “de xisto” no Brasil: uma necessidade?. Disponível em:
...