Organização e planejamento na construção civil
Por: Paola85 • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Em quaisquer atividades envolvendo a construção civil, a organização e o planejamento são os fatores que mantém o trabalhador seguro. Quando temos como base evitar que o trabalhador não sofra um acidente, uma das melhores maneiras é evitar que ele fique exposto ao risco, e para isso são elaborados os programas preventivos.
O planejamento das atividades de uma obra é o planejamento do processo de construção propriamente dito. Ele deve ser realizado através de uma permanente coordenação com o planejamento dos métodos, dos recursos, assim como do canteiro de obras e suas instalações. O planejamento bem elaborado de um projeto é a atividade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento tanto na etapa da concorrência quanto no início e durante todo o período da obra, pois assegura, com base nas premissas assumidas, uma probabilidade favorável com relação aos resultados esperados.
A organização no ambiente de trabalho propicia otimização das atividades desenvolvidas, redução das distâncias entre estocagem e emprego do material, melhoria no fluxo de pessoas e materiais e redução dos riscos de acidentes e de incêndio.
Ao integrar planejamento e organização temos diminuição de riscos de acidentes, maior conforto no ambiente de trabalho (satisfação dos funcionários), redução no desperdício de tempo e de materiais utilizados, aumento da produtividade e maior controle sobre o funcionamento dos equipamentos e máquinas.
O engenheiro de segurança tem como função elaborar os programas e também mantê – lós acessíveis aos trabalhadores, que deverão receber treinamento para o desempenho de sua determinada função com a menor exposição possível aos fatores de risco.
Deve – se sempre levar em conta a importância das manutenções preventiva, corretiva e preditiva, que formam o conjunto de atividades necessárias para, uma vez atendidas às especificações de projeto e dos fabricantes das máquinas, equipamentos e instalações, garantir e maximizar a disponibilidade operacional de um sistema industrial sem prejuízo de sua vida útil.
...