Planejamento De Frota - Aviação Civil
Dissertações: Planejamento De Frota - Aviação Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joeywiller • 10/11/2013 • 375 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
1 - custos de reposicionamentos - quando aeronaves precisam realizar voos vazios, ou seja, sem clientes, para chegar a um local de onde um cliente deseja partir.
2 - custos de upgrade - quando uma aeronave maior (ou de categoria superior) precisa fazer um voo que poderia ser feito por uma aeronave menor
3 - custos de transporte de tripulação - decorrentes da necessidade de deslocar a tripulação para o locar de partida de um voo ( ou de volta · sua base de operação) utilizando aviação comercial
4 - custos de hora-extra - quando a tripulação precisa trabalhar além do horário previsto
5 - custo de aluguel - caso não haja aeronave disponível para atender a um cliente , torna-se necessario alugar uma aeronave de outra empresa para realizar o voo.
Um estudo realizado pelo Institute of air Transport - ITA no brasil, estabelece alguns componentes necessários · abordagem do problema do dimensionamento de um sistema de transporte aéreo, considerando conexão entre duas cidades. Tais componentes podem ser assim classificados:
* Função Demanda.
* Nível de Serviço
* Características Técnicas da Aeronave
* PolÌtica Operacional (Frequência, horários, etc)
* Capacidade Oferecida
* Fator de Ocupação
* Função de Custos
* Função de Vendas.
A avaliação do trafego futuro é muito importante no que diz respeito ao
planejamento de frotas e alocação de aeronaves. O primeiro objetivo para se projetar a demanda de passageiros, é analisar a série temporal de dados e as tendência de evolução. Isso é aplicável somente com as rotas que já existem por que não avalia os diversos fatores econômicos, sociais e operacionais que afetam a evolução do tráfego.
Em um pequeno espaço de tempo é possível que seja mais pratico e eficaz o uso de tendências históricas, mas isso só é possível em rotas bem exploradas em regiões desenvolvidas socialmente e economicamente.
Para a projeção de demanda á dois tipo que podem ser abordados: top-down e bottom-up.
No top-down assume-se que existe uma demanda global, de onde
será extraído um comportamento médio do consumidor uma elasticidade-preço média e uma elasticidade-PIB média, ambas obtidas por estimação de modelo econométrico de demanda global. No bottom-up as elasticidades são configuradas por meio de parametrização por casos semelhantes. Existem inúmeras possibilidades de elasticidades-preço e PIB, de acordo com a segmentação de passageiros do aeroporto.
...