Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso
Por: Melissa Fernandes • 28/2/2016 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso
Profa Alessandra Lopes Carvalho
Elaboração do texto:
- Deve-se evitar escrever frases muito longas que dificultam a inserção de regras de pontuação e fazem com que o texto se torne confuso.
- Palavras em língua estrangeira devem ser escritas em itálico.
- As figuras naturalmente destacam-se dentro do texto. Portanto, deve ser observada sua qualidade. Devem-se evitar figuras escuras, com letras pequenas e ilegíveis. O mesmo se aplica a gráficos.
- Todas as figuras devem ser numeradas e inseridas no texto. Exemplo: “..observa-se na figura 2 o fluxograma do processo...”. O mesmo se aplica a quadros, tabelas e equações.
-Todas as equações devem ser numeradas e escritas utilizando-se o editor de equações do Word®. A qualidade do texto fica muito prejudicada quando o leitor de depara com equações grosseiramente “coladas” de algum outro texto. Por exemplo:
A função taxa de falhas relaciona a função densidade de probabilidade f(t) e a função confiabilidade R(t), conforme equação (6).
[pic 1] | (6) |
Onde: h(t) é a função taxa de falhas;
f(t) é a função densidade de probabilidade;
R(t) é a função confiabilidade;
- Caso seja utilizado algum software, deve ser utilizado o símbolo ®, respeitando-se a propriedade intelectual do fabricante. Ao final do texto deve ser citado o detentor dos direitos. Por exemplo:
“A modelagem da variável aleatória tempo até a falha foi realizada utilizando o software Weibull++9® (RELIASOFT CORPORATION, 2013)
Ao final do texto ( ítem Referências)
RELIASOFT CORPORATION. Weibull++ 9.0 Software Package., Tucson: AZ, 2013.
Referências bibliográficas:
- As referências bibliográficas devem ser equilibradas contendo livros e artigos. Normalmente o conhecimento em forma consolidada está formalizado em livros e descobertas mais recentes encontram-se em artigos que ainda podem vir a se tornar livros futuramente.
- Deve-se evitar ao máximo utilizar fontes informais como apostilas e sites de origem duvidosa;
- Devem ser evitadas referências muito antigas com exceção de obras clássicas de notória importância. Aconselha-se sempre a buscar a edição mais recente de qualquer obra.
...