Os Componentes do Aço
Por: regini • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.763 Palavras (16 Páginas) • 228 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
UNIDADE LEME/SP
CURSO: Engenharia Civil
DISCIPLINA: Gestão Ambiental
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
André
Caio
Fabiane
Gabriel
Leandro
Maria Naiara
Nelson
PROFª ESP. Thais
Gestão ambiental
LEME
MAIO / 2015
Desafio ATPS para composição de média
no 2º bimestre/2015 – disciplina: Gestão Ambiental, sob orientação da Professora Thais
LEME
2015
Anhanguera Educacional
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo descrever a história do aço, desde a descoberta do minério de ferro e posterior descoberta de misturas que resultam no aço e também derivados; as evoluções na extração do minério ao longo dos tempos e mostrar os impactos ambientais causados durante seu processo produtivo, bem como salientar seu uso na construção civil até os dias atuais.
Sumário
RESUMO
Descoberta do ferro
Evolução do ferro e o surgimento do aço
Fatos Contemporâneos
Surgimento do aço no Brasil
A siderurgia no Brasil
Componentes do Aço
Carvão mineral
Carvão Vegetal
Coque
Coque de petróleo
Dolomita
Ferro-gusa
Ferro ligas
Minério de ferro
Minério manganês
Dados de mercado
Processo de fabricação
O aço e sua obtenção
Coqueiro e Sintetização
Alto Forno
Aciaria
Lingotamento Contínuo
Laminação a Quente
Tensões Residuais
O Carvão
Tipos de aço
Efeitos da mineração no meio ambiente
Um rastro de destruição.
Compromisso Fraco
Efluentes líquidos
Descoberta do ferro
O ferro foi descoberto e utilizado pelo homem há aproximadamente 4500 anos, na Ásia Menor e era encontrado em natura em meteoritos. Nessa época, por sua beleza, e maleabilidade e difícil obtenção era considerado como metal precioso e se destinava, principalmente, ao adorno.
Por se encontrado em seu estado nativo e como chegava pelo espaço, era considerado por muitos povos como uma dádiva dos deuses. A partir do momento que se descobriu como extraí-lo de seu minério é que seu uso passou a ser mais frequente.
Evolução do ferro e o surgimento do aço
O primeiro forno utilizado para a extração do ferro foi o forno de lupa, depois surgiu, na Espanha, o forno de forja Catalã, criado logo após a queda do império romano. Esse modelo foi usado durante toda a idade média, era uma lareira de pedra com foles manuais que inflavam a forja de ar, o que aumentava a temperatura e a quantidade de ferro produzido.
Mais tarde, surgiram os fornos mecânicos acionados por servos ou cavalos. Somente no século XVII, com a utilização das rodas d’gua é que foi possível a obtenção de ferro em estado líquido e não mais pastoso. Esse fato deu início a produção de armas de fogo e só mais tarde seu uso se estendeu a residências.
Em 1444, com a utilização dos altos fornos (processo utilizado até hoje) as temperaturas atingidas foram ainda maiores, o que possibilitava maior absorção de carbono e carvão vegetal.
O aço só surgiu em 1856, quando se descobriu como produzi-lo.
Fatos Contemporâneos
Devido ao avanço tecnológico dos fornos e a grande demanda por produtos derivados de ferro e aço a produção aumentava e com ela o surgimento de problemas ambientais com a grande emissão de gases poluentes durante o processo de extração do minério, devido a queima do carvão vegetal. A preocupação com o meio ambientes e segurança dos funcionários e da comunidade foi o grande incentivo para que se produzisse cada vez mais aço e com menor utilização de insumos nocivos ao meio ambiente. Fato marcante a ser citado, ocorreu na década de 90, com a convenção Quadro das Nações Unidas, que estabeleceu a redução de emissão de gases de efeito estufa e também que os países deveriam apresentar projetos na modalidade Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).
No ano de 2004, na convenção de Stolcomo, os páises se comprometeram a elaborar um plano nacional de Controle de Poluentes Persistentes (POP’S)
Surgimento do aço no Brasil
Quando o Brasil foi descoberto, na chegada dos portugueses, havia por esses a esperança de se extrair ouro, prata e bronze. Porém, somente em 1554, op padre jesuíta José de Anchieta relatou ao rei de Portugal a existência de depósitos de prata e minério de ferro, onde hoje é o estado de São Paulo.
A siderurgia no Brasil
Com a descoberta do ouro, onde hoje é o atual estado de Minas Gerais, gerou-se um novo estímulo a siderurgia que passou a produzir implementos utilizados nas minas de ouro. Contudo, com a utilização desses equipamentos foi possível a descoberta de outros metais em nossas terras, o que reprimiu a construção de indústrias siderúrgicas na época, que pode ser retomada após a ascensão de Dom João VI ao trono de Portugal. Diversas industrias do segmento foram construídas nesse período, com a chegada da família real, em 1808, ao Brasil.
...