TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ensaios Ciência dos Matérias

Por:   •  3/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente estima-se que existem quase 60.000 tipos de materiais diferentes. Conhecer suas  propriedades mecânicas dos materiais auxilia não só em fatores de segurança, mas também está intrinsecamente ligado ao preço final do material.

A realizar a analise dos matérias é de grande importância, pois servem para averiguação de suas propriedades, realização de análises de risco, possíveis falhas, verificar o comportamento do material sob condições de trabalho, entre muitas outras características. Estes podem ser divididos em ensaios mecânicos destrutivos e ensaios mecânicos não destrutivos.

Os ensaios mecânicos destrutivos levam este nome por deixarem algum sinal no corpo analisado, ou seja, o material ou objeto testado sofrerá uma deformação permanente.  Com isso, muitas vezes o seu uso posterior torna-se inviável. Estes ensaios permitem diagnosticar esforços que os produtos fabricados irão sofrer. Ensaios de tração e dureza são exemplos deste tipo de ensaio.

Os ensaios mecânicos não destrutivos são caracterizados por não afetar o material física e quimicamente, pois utiliza-se de técnicas não invasivas para determinar a integridade de um componente, estrutura ou material, sendo vantajoso do ponto de vista econômico visto que essa peça terá um uso posterior. O ensaio de líquido penetrante pode ser tomado como exemplo, e consiste na identificação de possíveis descontinuidades, como trincas e poros no material.

Neste trabalho iremos discutir mais a fundo os ensaios mecânicos destrutivos, em especifico os ensaios de dureza, impacto e tração. Visto que foram esses realizados na aula pratica.

Ensaio de dureza

O Ensaio de Dureza mede a dureza do material e o mais utilizado é o por penetração. Por linhas gerais, o ensaio consiste em furar o material com um identor no durômetro e definir o tamanho do furo a partindo do próprio aparelho. Com essa informação faz-se um cálculo para definir a dureza do material. É considerado um ensaio destrutivo apenas se o material analisado é muito pequeno pois o furo se torna muito evidente. É um ensaio muito utilizado visto que apresenta rapidez de análise, é fácil de ser executado, o erro humano é reduzido e é possível diferenciar pequenas diferenças de durezas.

Para entender melhor como funciona o ensaio, deve-se retomar o significado de dureza entretanto, o seu conceito físico não tem um mesmo
significado para todas áreas em que essa propriedade é empregada. Ao considerar a industria metalurgia, considera-se dureza como uma propriedade mecânica do material a qual está relacionada à facilidade ou
dificultando de deformação plástica localizada, ou seja, é a resistência que o material oferece às pequenas impressões ou riscos. Isso se deve ao fato que a metalurgia consiste em deformar plasticamente os metais.

Na industria mecânica, pode-se considerar dureza como a deformação permanente da superfície do material duro em frente a penetração de outro, pois utiliza-se de procedimentos específicos para medição e é definida como

Para um projetista, é uma importante base de medida, definida  como a resistência oferecida pelos sólidos à penetração de uma ponta e serve como indireto da resistência do material ao desgaste, resistência à abrasão, capacidade do material de resistir a esforços, além de permite avaliar a resistência do material ao desgaste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com