Os Equipamentos de Eletrônica
Por: 11811EMT001 • 24/3/2021 • Trabalho acadêmico • 1.326 Palavras (6 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
1º Relatório de Eletrônica básica
WAINER MUINOS LOpeS FILHO 11711EMT018
fELIPE DE CAMARGO BUFELLI 11621EMT002
uberlândia
2018
wainer muinos lopes filho
felipe de camargo bufelli
AULA INTRODUTÓRIA
Professor: Carlos Alberto Galo
uberlândia
2018
SUMÁRIO
- Introdução
- Desenvolvimento
- Equipamentos
- Multímetro
- Gerador de Função
- Amperímetro Analógico
- Voltímetro Analógico
- Osciloscópio
- Alicate Volt Ampere
- Componentes
- Resistores
- Capacitores
- Transistor
- Circuitos Integrados
- Protoboard
- Diodo
- Transformador
- Conclusão
- Referências
- INTRODUÇÃO
O seguinte relatório tem como base a explicação básica para a manutenção e uso dos equipamentos existentes em laboratórios de ensino em Eletrônica. Será explicado o manuseio básico de equipamentos e componentes, a fim de evitar mau uso e uma possível queima, uma vez que tais aparelhos apresentam um custo alto de compra. Associadamente, torna-se necessário a familiarização com os procedimentos necessários para os experimentos e obtenção de dados através dos instrumentos oferecidos para uso.
- DESENVOLVIMENTO
- MULTÍMETRO
O multímetro é um equipamento portátil usado para medições quantitativas, ou seja, apenas numéricas. Além disso, o equipamento é utilizado para medir diversas variáveis elétricas (resistência [Ώ], capacitância [F], voltagens AC e DC [V], e correntes AC e DC [A]). É necessário configurar o equipamento de maneira correta antes da utilização, uma vez que escalas erradas podem danificar o instrumento.
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO
Por característica inerente de fábrica, o multímetro apresenta chaves, conexões e detalhes que devem ser melhor abordados.
Como destaque em todo o equipamento, tem-se o visor digital, que digitaliza toda a informação quantitativa medida pelo instrumento. Ademais, a chave seletora presente no multímetro permite ao usuário o manuseio e a troca de variáveis elétricas associadas ao fundo correto de escala a ser utilizado, rodando em ambos os sentidos (horário e anti-horário). Uma vez que o aparelho é feito para que seja utilizado de forma eletrizada, faz-se necessário cabos que o conectem ao sistema. Tais ligações se dão a partir dos Bornes de Conexão das Ponteiras, que são as entradas com polos negativos e positivos em que há a conexão com o circuito a ser explorado.
Alguns multímetros apresentam a característica do auto turn-Off, na qual após o pressionamento do botão ON, o equipamento funciona até o momento em que há mudanças na leitura ou o manuseamento contínuo, sendo que em um momento de stand-by o equipamento desliga para conservar bateria.
MEDIÇÕES
Para medições quantitativas, escolhe-se inicialmente um valor de escala apropriado ao tipo de variável desejada. Para medições de resistências/capacitâncias com valores desconhecidos, deve-se começar pela menor escala e ir aumentando até que a leitura inicial “1” seja substituída por algum valor numérico diferente. Quando isso ocorrer, o valor fornecido será o mais preciso fornecido pelo equipamento para a situação desejada.
Para medições de diferenças de potenciais, uma vez que se trabalha com o circuito eletrizado, deve-se ajustar o multímetro para o máximo valor de escala disponível (usualmente é 750 V).
- GERADOR DE FUNÇÃO
[pic 7]
[pic 8]
Um gerador de funções é um aparelho eletrônico utilizado para gerar sinais elétricos com formas de onda pré-definidas, como senoidais, triangulares e retangulares. Além da forma de onda, é possível especificar parâmetros das ondas geradas, como amplitude e frequência Seu uso está intimamente ligado ao do osciloscópio, pois esse permite a visualização do sinal em sua tela, fornecendo dados importantes acerca do circuito que está sendo analisado. Seu funcionamento é baseado em circuitos osciladores, filtros e amplificadores cujo qual é muito útil para verificar o funcionamento e para analisar a resposta de frequência de diversos circuitos.
...