Os Extensômetros Elétricos
Por: Guilherme Angelo • 15/5/2018 • Monografia • 747 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os extensômetros elétricos, também conhecidos como medidores de deformação, são dispositivos de medida que transformam pequenas variações nas dimensões em variações equivalentes em sua resistência elétrica, e são usados geralmente entre engenheiros que atuam na área de instrumentação [1].
Eles são utilizados para medir deformações em diferentes estruturas. A medida é realizada colando um extensômetro nestas estruturas, convertendo a deformação causada em uma tensão (voltagem) e amplificando-a para leitura em um local remoto. As deformações que ocorrem em várias partes de uma estrutura real sob condições de serviço podem ser medidas com boa precisão sem que a estrutura seja destruída [1].
As principais características das medidas realizadas com extensômetros são: alta precisão de medição, pequeno tamanho e pouco peso, fácil utilização, excelente linearidade, medições podem ser feitas em uma ampla faixa de temperatura, possibilita a medida em locais remoto, aplicáveis submersos em água ou em atmosfera com gás corrosivo [1].
O extensômetro é baseado no fato de que os metais mudam sua resistência elétrica quando sofrem uma deformação. A resistência elétrica R de um material é dada pela Equação 1.
(1) [pic 1]
Onde A é a área da secção transversal do fio e ρ é a resistividade do material do fio.
O extensômetro de fio é constituído de fio resistivo, colados em um suporte, o qual serve para transmitir as deformações da peça em estudo, para o fio, que constitui o elemento sensível, e também deve isolar eletricamente esse fio [1].
Um tipo comum de extensômetro é mostrado na Figura 1. Uma lâmina metálica resistiva de espessura de alguns micras é fixada em um material eletricamente isolado chamado de base.
Figura 1 – Esquema de um extensômetro comercialmente disponível
[pic 2]
Uma grande variedade de extensômetros de diferentes especificações está disponível para escolha, dependendo do propósito e das condições de medição. Alguns critérios de escolha são empregados, como: faixa de temperatura, limite máximo de alongamento, corrente máxima, resistência à umidade e durabilidade necessária [1]. A Tabela 1 serve como base para a escolha de extensômetros de acordo com os parâmetros citados anteriormente.
Tabela 1 – Especificações sobre tipos de extensômetros [1]
[pic 3]
As aplicações dos extensômetros são inúmeras, sendo utilizados principalmente para monitoração da corrente e deformação que passa em determinado equipamento ou componente estrutural.
Pode ser utilizado em trilhos de trem, motores, máquinas, sistemas rotativos, componentes estruturais etc.
- EXPERIMENTAL
Os ensaios foram realizados a partir de uma chapa de PVC, a qual foi colada a célula de carga.
Na tabela 2 são expostos os resultados obtidos em cada ensaio.
...