Os Fundamentos da usinagem dos metais: Usinagem dos metais.
Por: lucas13souza • 13/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 417 Visualizações
UniEVANGÉLICA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
PROFESSOR: M.Sc Sérgio Mateus Brandão
Relatório
Lucas De Souza Araujo
Ricardo Rodrigues Cardozo
Lucas De Souza Araujo
Ricardo Rodrigues Cardozo
Relatório
Trabalho de Curso submetido ao Centro Universitário UniEvangélica, como parte dos requisitos necessários para obtenção de nota na verificação de aprendizagem (V.A.) e aprendizado em nível acadêmico.
Orientador: M.Sc Sérgio Mateus Brandão
Resumo
No laboratório de usinagem conhecemos o torno convencional como também o torno CNC, seus componentes e suas funções. Aparados com os devidos equipamentos de proteção individual, observamos a fabricação de peças, como são feitos o torneamento cônico; o roscamento e o torneamento de canais e furos.
Vimos ainda como é feito o roscamento interno e externo na bancada com o auxílio do macho de roscas e do cossinete. Além de como trabalhar com o cavaco.
Palavras-chave: Torno; CNC; Cavaco; Roscamento.
Abstract
In the machining laboratory we know the conventional lathe as well as the CNC lathe, its components and its functions. Trimmed with the appropriate personal protective equipment, we observe the manufacture of parts, as are the tapered turning; the threading and turning of channels and holes. We have also seen how the internal and external threadings are made in the workbench with the aid of the threaded stud and the stud. Besides how to work with the chip.
Keywords: Lathe; CNC; Cavaco; Screening.
Lista De Figuras
Figura 1: Diversas Ferramentas 9
Figura 2: Cossinete 10
SUMÁRIO
11 OBJETIVOS 6
1.1 Objetivo Geral 6
1.2 Objetivo Específico 6
2 INTRODUÇÃO 7
3 DESENVOLVIMENTO 8
4 CONCLUSÃO 11
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral
O objetivo geral das aulas foi o de compreender o processo de usinagem com ferramenta de corte de geometria definida, aplicados na ambientação real e a familiarização com os equipamentos e práticas desenvolvidas no torno.
1.2 Objetivo Específico
- Conhecer os componentes e as funções do torno convencional e CNC.
- Entender e diferenciar os tipos de processos de usinagem.
- Analisar e descrever os cálculos presentes em um processo de usinagem.
- Compreender a formação de cavaco e suas geometrias.
2 INTRODUÇÃO
Os processos de usinagem evoluíram juntamente com o homem, onde nos tempos pré-históricos os artefatos eram obtidos com o desgaste e polimento da pedra, o que seria o princípio da retificação. Por volta de 1000 A. C. surgem os primeiros tornos na chamada Idade do Bronze, ao quais os metais predominantes eram o Cu, Zn e o Sn.
O Torno Mecânico tornou-se uma das máquinas ferramentas mais importante na Indústria Metalúrgica por sua versatilidade e qualidade das peças obtidas por este equipamento, com ele podemos usinar peças de forma geométrica obtida por revolução, possibilitando a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções. Através do torno confeccionamos eixos, polias, pinos, e qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos.
O torneamento, como todos os trabalhos executados com máquinas ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior as dos materiais a serem cortados com o acoplamento de diversos acessórios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecânico pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas ferramentas, como fresadora, plaina, retífica ou furadeira.
Basicamente o torno compreende uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras chamadas barramento, estas são temperadas e retificadas. O barramento é a coluna de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessórios, como lunetas, cabeçote fixo e móvel, etc.
O processo de usinagem é um dos mais importantes meios de transformação de matéria prima metálica da indústria. São diversos os setores manufatureiros que empregam o referido processo desde micro usinagem até usinagem de peças de grandes dimensões, denominada usinagem pesada. Atualmente, o mercado exige das empresas uma postura agressiva com relação ao aumento da qualidade de seus produtos e redução de seus custos.
3 DESENVOLVIMENTO
Na primeira aula no laboratório foi mais uma familiarização com os diversos equipamentos a ser usados no processo de usinagem.
Primeiramente conhecemos
...