PORTFÓLIO DE PROCESSO DE USINAGEM DOS METAIS
Por: Paulo Ricardo Rocha Marchiori • 15/4/2018 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PAULO RICARDO ROCHA MARCHIORI RA: 1193362
PROCESSOS DE USINAGENS DOS METAIS
PORTFÓLIO – 7º SEMANA
ABRIL – 2018
CAMPINAS – SP
PAULO RICARDO ROCHA MARCHIORI RA: 1193362
PROCESSO DE USINAGEM DOS METAIS
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Processo de Usinagem dos Metais do curso de Engenharia de Produção no Centro Universitário Claretiano
Professor EAD: Thiago F. Malagutti
Processo de Usinagem dos Metais
ABRIL – 2018
CAMPINAS – SP
- Descrição da atividade
•. Explique as diferenças entre as operações de usinagem citadas na Unidade 1, destacando em quais situações é utilizado o torno e em quais é utilizada a fresa. Em
seguida, poste imagens de peças que são realizadas por um destes processos (não se
esqueça de citar a fonte da(s) imagem(s)).
- Operação de Usinagem com Torno Convencional
[pic 1] [pic 2]
O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar qualquer espécie de superfície de revolução, uma vez que a peça que se trabalha tem o movimento de avanço e translação. Ele permite usinar qualquer obra que deva ter seção circular e demais seções, como, por exemplo, as peças quadradas, retangulares, sextavadas etc. O trabalho abrange obras como eixos, polias, pinos e todas as espécies de roscas.
Além de tornear superfícies cilíndricas externas e internas, podemos também usinar superfícies planas no topo das peças, facear, abrir rasgos ou entalhes de qualquer forma, ressaltos e golas, superfície cônicas, esféricas e perfiladas. Qualquer tipo de peça roscada, interna ou externa, pode ser trabalhada no torno. Além dessas operações primárias ou comuns, ele pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas etc. Por fim, o torno também pode ser empregado para polir peças em geral.
- Operação de Usinagem com Fresa Convencional
[pic 3][pic 4]
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresas. A fresagem convencional consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta, uma forma e acabamento desejados, além disso é possível fazer furos de diversos diâmetros.
Principais Diferenças Tornos x Fresas
[pic 5]
2-Referências Bibliográficas:
Malagutti, Thiago Francisco Processos e laboratório de fabricação II / Thiago Francisco Malagutti, Diego Fernandes Silva – Batatais, SP: Claretiano, 2015. 128 p.
...