Os Indices Físicos
Por: Cliff Robi Alves Monteiro • 5/5/2018 • Trabalho acadêmico • 339 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
Lista 1 – Parcial
1. Discorra sobre os grupos rochosos e a sua inter-relação cíclica, especificando os processos pertinentes entre os mesmos.
R.: Há 3 grupos de rochas: As Ígneas (ou magmáticas), as sedimentares e as Metamórficas.
[pic 5]
2. Como se classificam os solos de acordo com o tamanho dos grãos?
R.: O solo é todo o material que possa ser escavado sem o emprego de técnicas especiais. (Ex: explosivos). Podem ser misturas naturais de um ou mais minerais.
Em suma, os solos podem ser classificados como de granulação grossa (diam>0,075mm) ou granulação fina (diam<0,075mm). A classificação dos solos é caracterizada pela maior porção da respectiva granulação.
3. Especifique e diferencie evolução geológica e pedológica.
R.: A evolução geológica estuda a evolução da gênese dos solos, ou seja, seus fatores de origem e formação de seus horizontes ao longo do tempo. A evolução pedológica leva em consideração a parte mais superficial do perfil do subsolo, estudando seu desenvolvimento através da atuação de fatores pedogenéticos (clima, temperatura, organismos vivos, etc)
4. Qual o significado de intemperismo Físico-Biológico?
R.: É o conjunto de processos de fraturamento e desintegração das rochas na presença de seres vivos e matéria orgânica, mantendo a composição mineralógica da rocha mãe de minerais primários, gerando efetivo enfraquecimento, com separação dos grãos minerais que compõem e fragmentação da massa rochosa original, além de mudanças nas propriedades físicas, como morfologia, resistência, textura, etc.
5.Qual o significado de intemperismo Químico-Biológico?
R.: É a decomposição da rocha com alteração das espécies minerais na presença de microrganismos, com formação de novos minerais (minerais secundários) e mudanças na composição química e estrutura cristalina. O principal agente é a água das chuvas, que percola nas rochas. Algumas das reações são oxidação, carbonatação, hidratação e hidrólise.
6. Como são formados os argilominerais? Forneça exemplos.
R.: São minerais secundários constituídos por silicatos hidratados de alumínio, formados pelo intemperismo químico, que decompõe as rochas e altera quimicamente as espécies minerais. Ex.: caulinita, ilita, montmorolinita.
...