Os Materiais de Construção I
Por: marianaluiza • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 742 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
01.Como é feita a simbologia do cimento? Demonstre e explique
Na maioria dos casos o cimento é comercializado em sacos de papel contendo 50 kg de material ou a granel. De acordo com as adições e com a resistência à compressão mínima que atinge em 28 dias, o cimento recebe uma nomenclatura composta das seguintes partes:
[pic 1]
O tipo de cimento é representado por números romanos seguidos ou não de letras, de acordo com a composição. Um mesmo tipo de cimento pode ter diferentes classes de resistência, representada por um número correspondente à resistência em mega pascais (Mpa), obtida em ensaio específico. Segundo Oliveira (2008) o ensaio para determinar a classe de resistência do cimento é descrito em detalhes na NBR 7215 e de forma resumida consiste em moldar amostras (também chamadas de corpos-de-prova) de uma argamassa composta por 1 medida do cimento a ser analisado e 3 medidas de areia. 33 As amostras são mantidas em condições adequadas e ensaiadas em idades de 1, 3, 7 e 28 dias. Os resultados mínimos de resistência devem ser de 8 Mpa na idade de 3 dias, 15 Mpa na idade de 7 dias e 25 Mpa na idade de 28 dias. A resistência mínima aos 28 dias é a classe de resistência do cimento.
02. Que tipo de cimento, você usaria para executar uma barragem, um tanque de armazenamento de produtos químicos e para tubulação de esgotos?
Cimento Tipo III (CP III)
03. Qual a finalidade da adição de gipsita na fabricação do cimento?
Tem a finalidade de impedir que as reações de hidratação entre cimento e água, quando da utilização do cimento, se processem instantaneamente.
04. Defina trabalhabilidade/consistência do concreto e quais os fatores que o afetam. Como esta característica pode ser determinada em obra? Explique.
Definiçao:
Consistência: O termo consistência está relacionado a características inerentes ao próprio concreto e está mais relacionado com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Conforme modificamos o grau de umidade que determina a consistência, alteramos também suas características de plasticidade e permitimos a maior ou menor deformação do concreto perante aos esforços.
Trabalhabilidade: determina a facilidade com a qual um concreto pode ser manipulado sem segregação nociva. A trabalhabilidade depende, além da consistência do concreto, de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto.
Fatores que afetam a TRABALHABILIDADE do concreto fresco:
• Consistência do concreto (mobilidade da massa);
• Tipos de mistura, Transporte, Lançamento e Adensamento do Concreto
• Dimensões de peças a moldar e Afastamento das armaduras.
Fatores que afetam a CONSISTÊNCIA do concreto:
• Teor de água / Mistura Seca;
• Granulometria e Forma dos grãos dos Agregados;
• Aditivos;
• Tempo e Temperatura.
Determinação:
Consistencia: Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test.
...