Os Materiais de construção
Por: Geuvis • 18/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O Cimento Portland é um produto obtido pela pulverização do Clinker, constituído essencialmente por silicatos de cálcio. O Clinker por sua vez é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação de uma mistura de materiais que são levados até a sua temperatura de fusão incipiente. Tendo em vista o interesse e necessidade dos engenheiros de criar estruturas mais complexas e que demandam maior resistência, estes profissionais voltaram sua atenção para o estudo da finura do cimento. (LÍGIA VIEIRA MAIA SIQUEIRA, 2008)(KELLEY; ASHTON, [s.d.])
A finura do cimento está relacionada com o tamanho dos grãos do produto. Quanto mais fino o cimento melhor, pois isso irá proporcionar maior resistência mecânica, impermeabilidade, trabalhabilidade e coesão do compósito. Para ser possível quantizar esta característica, foram criados ensaios e normas padronizando a forma com que devem ser feitas as operações. (LÍGIA VIEIRA MAIA SIQUEIRA, 2008)
A NBR 11579 normatiza o método de determinação de finura do cimento por meio de peneiramento. Para que o estudo seja feito de maneira correta e satisfatória, deve-se utilizar a peneira de nº 200 (75 μm de abertura), com fundo e tampa. Foi estabelecido a escolha de amostras de 50 g retiradas aleatoriamente do lote a ser estudado. Cada tipo de cimento, possuí um módulo limite diferente, dependo da sua finalidade em uma obra (quanto maior a resistência, menor o módulo limite).
O ensaio utiliza-se do que foi retido na peneira para estabelecer o módulo de finura. Para chegar nesse material, são necessários três passos de peneiramento: 1º - peneiramento de três a cinco minutos; 2º - peneiramento de quinze a vinte minutos; 3º peneiramento inclinado a 45º durante um minuto. Sendo que todos os passos de peneiramento são feitos com oscilações na horizontal.(JANEIRO, 1991)
2 OBJETIVO
Este ensaio tem por objetivo determinar a finura do cimento, fundamentado pela na NBR 11579. Levando em conta as propriedades físicas e mecâncias do cimento, cujo qual, neste experimento é o CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial. Com o emprego da peneira 75 µm (nº 200), pelos procedimentos manual e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 µm (fração retida).
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Para a realização do procedimento a aparelhagem utilizada foi:
- Conjunto de Peneiramento
A peneira utilizada no ensaio é a de 75 (micrômetro). O conjunto é formado pela peneira, fundo e tampa.[pic 1]
Figura 01. Conjunto de Peneiramento.
[pic 2]
Fonte: Do autor.
- Balança
Figura 02. Balança de precisão.
[pic 3]
Fonte: Do autor.
- Pincel
- Registrador de tempo
- Cimento ARI
Figura 03. Cimento ARI.
[pic 4]
Fonte: Do autor.
3.2 Métodos
Inicialmente verificou-se se a peneira estava seca, limpa e devidamente encaixada no fundo. Foi feita a pesagem da amostra do cimento ARI, sabendo que tal deveria ter massa de 50 g (gramas).
A amostra foi colocada na peneira e o conjunto foi fechado, a partir de então iniciou-se o processo de peneiramento, que se dá por movimentos horizontais de vaivém.
A primeira parte ocorre num intervalo de 3 à 5 minutos (tempo realizado pelo grupo: 4 minutos). Decorrido esse tempo o conjunto foi destampado e o fundo retirado, golpes suaves foram aplicados na peneira para desprender as partículas aderidas. Fez-se a limpeza da superfície inferior da peneira com o auxilio de um pincel. A parte da amostra que passou e estava depositada no fundo foi descartada.
Figura 04. Após a primeira parte do peneiramento.
[pic 5]
Fonte: Do autor.
O conjunto foi montado novamente, e continuou-se o processo de peneiramento, dessa vez num intervalo entre 15 e 20 minutos (o tempo de realizado pelo grupo foi de 17 minutos). Feita essa operação, foi realizado o mesmo procedimento anterior, de golpes suaves, limpeza, e descarte do material passante.
A terceira e última etapa do peneiramento foi feita colocando a tampa e o fundo da peneira novamente, dessa vez o conjunto foi mantido numa inclinação de mais ou menos 45°. Os movimentos de vaivém foram realizados por 60 segundos, sendo que a cada 10 segundos, girava-se o conjunto em 1/6 (um sexto) de volta. Completado esse período, foi feita a limpeza da tela com o auxilio do pincel, dessa vez o material passante (do fundo) foi pesado, sua massa deveria ser inferior a 0,5 g (gramas).
...