Os Metais Engenharia Civil
Por: Diego Nicolau • 17/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.169 Palavras (13 Páginas) • 344 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 TIPOS DE METAIS 5
2.1.3 APLICAÇÕES GERAIS 6
2.1.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 8
2.2 CHUMBO 8
2.2.1 OBTENÇÃO 8
2.2.2 CARACTERÍSTICAS 9
2.2.3 APLICAÇÕES GERAIS 9
2.2.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 10
2.3 ZINCO 11
2.3.1 OBTENÇÃO 11
2.3.2 CARACTERISTICAS 11
2.3.3 APLICAÇÕES GERAIS 12
2.3.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 12
2.4 ESTANHO 13
2.4.1 OBTENÇÃO 13
2.4.2 CARACTERISTICAS 14
2.4.3 APLICAÇÕES GERAIS 14
2.4.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 14
2.5 LIGAS METÁLICAS 15
2.5.1 OBTENÇÃO 15
2.5.2 CARACTERISTICAS 16
2.5.3 APLICAÇÕES GERAIS 16
2.5.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 17
3 CONCLUSÃO 17
4 REFERÊNCIAS 18
ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Tubulação de cobre 8
Figura 2 - Parede com proteção de chumbo 10
Figura 3 - Telhado de zinco 13
Figura 4 - Estanho para solda 15
Figura 5 - Concreto armado em aço
1 INTRODUÇÃO
Os metais são encontrados na natureza em sua forma livre ou são obtidos a partir do resultado de um trabalho industrial. Eles são largamente utilizados na construção civil, e o emprego desses metais aparece em coberturas, revestimentos, esquadrias entre outros.
O emprego desses metais depende da necessidade de cada situação. Alguns fatores como durabilidade, solidez, custo e beleza, influenciam na escolha de qual metal utilizar. Além disso as ligas metálicas apresentam características próprias, normalmente otimizando esses fatores.
A utilização de metais e ligas metálicas nas construções tem proporcionado aos engenheiros e arquitetos, soluções eficientes e de alta qualidade.
2 TIPOS DE METAIS
2.1 COBRE
2.1.1 OBTENÇÃO
Os minérios de cobre são constituídos por uma mistura de minerais sulfetados, destacando-se como mais importantes: calcosina, Cu2S, conteúdo estequiométrico 79% Cu; covelina, CuS, 66% Cu; bornita, Cu5FeS4 , 63% Cu; calcopirita, CuFeS2 , 34% Cu.
Da mina sai o minério contendo de 1% a 2% de cobre. Depois de extraído, britado e moído, o minério passa por células de flotação que separam a sua parte rica em cobre do material inerte e converte-se num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%. Este concentrado é fundido em um forno onde ocorre a oxidação do ferro e do enxofre, chegando-se a um produto intermediário chamado matte, com 60% de cobre. O matte líquido passa por um conversor e, através de um processo de oxidação (insufla oxigênio para a purificação do metal), é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, e depois sofre uma refinação eletrolítica para ficar com 99% de pureza.
Normalmente, o produto final são os catodos refinados e os vergalhões de cobre, cuja produção é vendida quase que inteiramente para a indústria de transformação do cobre. Já está indústria, processa o catodo ou o vergalhão e, através de processos de laminação, extrusão, forjamento, fundição e metalurgia do pó, obtém uma larga variedade de produtos.
2.1.2 CARACTERISTICAS
Essas propriedades de cobre podem ser reforçadas variando sua composição e método de fabricação.
- Condutividade elétrica: cobre tem a mais alta condutividade dos metais usados na engenharia.
- Condutividade térmica: Esta propriedade é semelhante à condutividade elétrica. Ligas de cobre podem ser utilizadas para esta propriedade, onde a boa resistência à corrosão compensa a perda de condutividade com o aumento da liga.
- Resistência à corrosão: todas ligas de cobre resistem à corrosão causada por água e vapor. Ligas de cobre também são resistentes à corrosão em ambiente rural, marinho e industrial. O cobre é resistente a soluções salinas, solos, minerais não oxidantes, ácidos orgânicos e Soluções cáusticas.
- Ductilidade pode ser restaurada por recozimento: isso pode ser feito por um processo de recozimento específico ou recozimento acidental através de soldagem ou brasagem.
- Cor e aparência: muitas ligas de cobre têm uma cor distinta, que se pode alterar de acordo com as condições climáticas. As ligas têm cores específicas, variando entre o salmão rosa de cobre através de amarelo, ouro e verde e bronze escuro após condições climáticas. Exposição atmosférica pode tornar as ligas num verde ou bronze ou pre-patinado que estão disponíveis em algumas formas de produto.
2.1.3 APLICAÇÕES GERAIS
A principal aplicação do cobre é como material condutor (fios e cabos), destino de aproximadamente 45% do consumo anual de cobre. Outros usos são: Tubos de condensadores e encanamentos; eletroímãs; motores elétricos; interruptores e relés, tubos de vácuo e magnetrons de fornos micro-ondas; buchas para mancais. Tende-se ao uso do cobre em circuitos integrados em substituição do alumínio, de menor condutividade, cunhagem de moedas (com o níquel industrial), sendo empregado na agricultura, na purificação da água e como conservante da madeira, quando associado a outros metais, os óxidos de cobre formam materiais supercondutores. E continua sendo consumido em larga escala.
...