Os Padrões Da Telefonia Celular
Trabalho Universitário: Os Padrões Da Telefonia Celular. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio__alvarez • 30/9/2014 • 732 Palavras (3 Páginas) • 551 Visualizações
Os padrões de telefonia celular: do início ao 4G
Nome: Márcio Alvarez Barreto de Araujo
Matricula: 2011200014
Curso: Ciência da Computação
Introdução:
O telefone celular é uma estação móvel/portatil que funciona através de um sistema de comunicação sem fio, que passou e ainda passa, por diversas tecnologias diferentes, onde podemos classificar em gerações.
Na primeira geração, a comunicação era feita de forma analogica, trafegando somente voz. A partir da segunda geração, temos a comunicação digital, onde além de permitir voz, também é possível a transmissão/utilização de dados
• Advanced Mobile Phone Service(AMPS)
Faz parte da primeira geração da telefonia móvel, faz uso da tecnologia analógica, operando na faixa dos 800MHz, permitindo somente a transmissão de voz. Foi desenvolvida no início dos anos 80, pelos Laboratórios Bell da AT&T.
• 2G
A sigla 2G designa a segunda geração de sistemas da telefonia celular, em sua maioria fazem uso da tecnologia digital. Temos o N-AMPS(Narrow AMPS, padrão proprietário da Motorola), que se enquadra no sistema 2G, pois atende os requisitos de aumento de capacidade, mas manteu a voz de forma analógica. O D-AMPS(Digital AMPS, TDMA), também conhecido como IS-54, manteve o controle igual ao do AMPS, digitalizando os canais de voz, mas com a sinalização de controle com as caracteristicas do sistema 1G AMPS.
Tivemos uma grande mudança tanto na forma de transporte de tráfego, como na de sinalização de controle, com os sistemas IS-136(TDMA, Interim Standard 136), IS-95(CDMA – Interim Standard 95), PDC(Personal/Pacific Digital Cellular, e GSM(Global System for Mobile Communications), que são sistemas 2G que utilizam transmissão de voz digital e dados em baixa taxa.
• EDGE/1xRTT/2,75G/2,5G
Os Para suprir as deficiências dos sistemas 2G no quesito de transmissão de dados, foram desenvolvidos os sistemas 2,5G. Na época do 2G, os requisitos para a taxa de transmissão de dados, ficavam em 9,6 kbs ou 14,4 kbps, como houve uma grande demanda a ser supria, houve a necessidade de ampliar as taxas de transmissão.
É importante destacar que alguns autores de livros consideram as tecnologias EDGE e 1xRTT como uma espécie de primeira fase do 3G. Algumas pessoas até utilizam o termo 2,75G para estas tecnologias, outras consideram 2,5G, por entender que estão entre as tecnologias 2G e 3G.
• 3G (2007)
A sigla 3G designa a terceira geração de sistemas de comunicação móvel, sistemas estes que oferecem uma grande quantidade de serviços, que se tornaram viáveis pelo aumento da largura de banda e implementação de políticas de QoS. Os serviços que mais se destacam no 3G, são os relacionados a transmissão multimídia, tal como vídeo-conferência e LBS(Location Based Services). O 3G foi iniciado pelo ITU com o projeto IMT-2000. As diferentes propostas para o IMT-2000 é que resultaram nas normas 3gpp e 3gpp2, que especificam as características dos sistemas UMTS e 1xEVDO respectivamente. As duas principais tecnologias 3G são, UMTS(evolução
...