TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pavimentos Permeaveis

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX

EMANUELLE MENEGHELLI NETTO

Pavimentos Permeáveis

VITÓRIA

2016

EMANUELLE MENEGHELLI NETTO

Pavimentos Permeáveis

Trabalho apresentado à disciplina de Ciências do Ambiente do curso de graduação de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira MULTIVIX, como requisito para avaliação, sob orientação da profª. Andrielly Moutinho Knupp.

VITÓRIA

2016

1. INTRODUÇÃO

Cada vez mais os problemas ambientais se tornam objetos de pesquisas e preocupações devido aos tratos e descasos dos seres humanos com o meio ambiente. As inundações, são resultados de precipitações que não foram suficientemente absorvidas pelo solo, são progressivamente frequentes devida a impermeabilização, de modo que o percurso da água após entrar em contato com o solo asfáltico, se dirige para os bueiros, túneis, manilhas e galerias para o escoamento do volume de água que abrangeu a determinada área, comumente conhecido como escoamento superficial.

O pavimento permeável consiste em armazenar um determinado volume de água pluvial sob a superfície em análise. As camadas da pavimentação, são feitas de acordo com o estudo do solo a ser tratado, camadas estas que facilitam o escoamento da água.

O artigo designado para o tema abordado, faz alusão ao estudo sobre o pavimento permeável contendo definições, vantagens, desvantagens e o estudo de viabilidade do solo a ser implementado o pavimento permeável.

LINK: https://scholar.google.com.br/scholar?q=Estudo+experimental+de+pavimentos+perme%C3%A1veis+para+o+controle+do+escoamento+superficial+na+fonte&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5

2. ANÁLISE DOS ASPECTOS AMBIENTAIS

A falta de visão sistêmica no planejamento da macrodrenagem, que predomina por diversas razões, é a grande responsável pelo estado caótico do controle das enchentes nas áreas urbanas brasileiras (CANHOLI, 2015, p. 21).

Água, líquido indispensável à sobrevivência dos seres vivos, porém com a explosão demográfica e a falta de planejamento dos governos houve intensificação de diversos problemas socioeconômicos e ambientais.

De acordo com CME Tucci (2003) um dos grandes desafios do século XXI é voltado para a drenagem urbana, que é recorrente nas megalópoles, principalmente em países subdesenvolvidos, pois a ausência dos recursos e planificações são notórias.

A remoção da cobertura vegetal nativa é substituída pelo pavimento asfáltico, formando uma espécie de capa sobre o solo. O asfalto (derivado do petróleo), absorve uma determinada quantidade de calor que é retido durante os dias quentes, por seu material, e depois dissipada causando um aumento da temperatura. Temperaturas estas que podem ser elevadas gradativamente com o clima do local, ocasionando um aumento da sensação térmica.

Segundo GARTLAND (2010) a partir de estudos, concluiu-se que os centros urbanos são mais quentes que as áreas rurais. Uma das causas são os materiais escuros usados em construções, como exemplo temos as pavimentações, que em sua maioria são de camadas asfálticas. Além disso, temos o fato de grande parte dos materiais serem resistentes a água, impedindo que a água da chuva seja absorvida, não sendo possível a dissipação do calor por meio da evaporação e ainda causam diversos problemas ambientais e socioeconômicos.

Com a chuva e o mau escoamento da água, as ruas vão se enchendo, e automaticamente proporcionando enchentes em diversas áreas.

De acordo com OLIVEIRA (2013) problemas com enchentes, podem trazer vários riscos para a população afetada. Não só como perda de bens materiais, mas como também o risco de doenças transmitidas em contato com águas sujas e infectadas, o que podem estar ocorrendo facilmente em um alagamento. Grande parte dos problemas com alagamentos se dá ao fato de lixos descartados pela sociedade de forma incorreta, com as precipitações são levadas pelas enxurradas e obstruem os sistemas de medidas estruturais de microdrenagem, tais como bueiros, valetas e galerias.

3. DESENVOLVIMENTO

De acordo com ACIOLI (2005) o pavimento permeável é uma tecnologia de pavimentação capaz de absorver o escoamento superficial da água pluvial, que é desviado através de uma superfície (porosa) permeável para dentro de um reservatório de pedras, situado abaixo da camada superficial, por onde infiltra através do solo, podendo sofrer evaporação ou atingir o lençol freático.

O pavimento permeável é constituído por várias camadas, sendo que a camada principal que é a superfície de contato com os veículos e demais objetos, é constituído por uma certa composição de materiais que facilitarão a vazão e o escoamento da água pelo seu meio.

Pesquisas têm sido feitas em vários países, com o intuito de dominar a técnica do pavimento permeável, de avaliar seu comportamento, sua eficiência e durabilidade. O estudo de pavimentos permeáveis foi iniciado na década de 80 na Alemanha, sendo analisado e aplicado de maneira gradativa (em diversos países). Sendo que no Brasil, esse recurso ainda é novo, pouco conhecido e pouco aplicado. Mas, há pesquisas voltadas a implantação em diversos tipos de solos.

A metodologia dos pavimentos permeáveis é bem simples. Usa-se uma camada de material que receberá o contato, sendo ele um material asfáltico ou pré-produzido com cimento (blocos intertravados)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com