Os Pontos Temáticos
Por: Joucafly Santos • 7/4/2020 • Relatório de pesquisa • 457 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
Pontos Temáticos
Alinhamento
É um método utilizado quando se conhecem as coordenadas de dois pontos e o ponto a ser determinado encontra-se na direção definida por eles, devendo-se observar a distância ao longo do alinhamento, do ponto conhecido ao ponto desconhecido.
Ordenadas
Esse método é empregado quando as coordenadas de dois pontos são conhecidas, sendo possível medir a distância ao longo do alinhamento de um ponto conhecido à interseção da perpendicular ao alinhamento que passa pelo ponto de interesse, e também, a distância ao longo dessa perpendicular, do alinhamento entre os pontos conhecidos ao ponto desconhecido.
Interseção
A interseção pode ser representada por interseção angular e interseção linear.
O método da interseção angular é utilizado para obter coordenadas de pontos inacessíveis (aplicando equações trigonométricas, segundo a lei dos senos para determinar as distâncias), por meio das coordenadas de dois pontos previamente conhecidas, onde são medidos somente os ângulos horizontais entre os alinhamentos formados pelos pontos conhecidos e o temático.
Já o método da interseção linear é empregado quando as coordenadas de dois pontos são conhecidas, sendo medidas somente as distâncias horizontais dos pontos conhecidos ao ponto temático.
Irradiação
É um método utilizado para áreas pequenas e descampadas, onde é escolhido um ponto de apoio no interior desse terreno para a instalação de um único instrumento (visando os pontos de interesse, coletando ângulos e distância por meio da taqueometria) que permita a visada de todos os pontos que caracterizem o perímetro assim como os acidentes naturais e artificiais do terreno (é necessário conhecer as coordenadas do ponto sede da irradiação e o azimute deste ponto em relação ao outro ponto ou conhecer as coordenadas de dois pontos).
Pontos de Apoio
Triangulação
São os pontos de apoio gerados pelos conjuntos de triângulos.
É um levantamento para pontos de apoio (semelhantes ao de interseção angular), onde são gerados uma rede de triângulos (são observados apenas os ângulos internos destes triângulos). Para este levantamento, deve-se no mínimo, conhecer as coordenadas de um ponto, um azimute e uma distância horizontal (exemplo: AB), ou as coordenadas de dois ou mais pontos.
Trilateração
É um levantamento para pontos de apoio (semelhantes ao de interseção linear), onde entre estes pontos de apoios são gerados uma rede de triângulos e as observações de campo são apenas as distâncias dos lados destes triângulos. Para este tipo de levantamento, deve-se no mínimo, se conhecer as coordenadas de um ponto, um azimute ou as coordenadas de dois ou mais pontos.
Triangulateração
Por meio da combinação da triangulação com a trilateração, é produzido um sistema de controle, no qual todos os ângulos e distâncias são observados, o que torna esse sistema mais completo, pois o mesmo apresenta todas as vantagens de ambos métodos dos quais é derivado, como o aumento de parâmetros e de observações, por conseguinte mais redundância, tornando o método mais acurado e preciso.
...