Os Princípios de Eletricidade e Magnetismo
Por: Élida Bittencourt • 18/11/2017 • Artigo • 299 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Atividade Discursiva - Princípios de Eletricidade e Magnetismo
Circuitos elétricos fazem parte da realidade tecnológica de nossos dias. Desde as funções mais simples, como no caso dos aquecedores elétricos, até em complexos circuitos que utilizam resistores, capacitores, indutores, dentre outros componentes importantes. A análise de circuitos simples, exige somente o cálculo de uma resistência equivalente e o uso da lei de Ohm, enquanto que circuitos mais complexos exigem a aplicação das leis de Kirchhoff.
Discuta brevemente as duas leis de Kirchhoff, a lei de Joule e a lei de Ohm.
A primeira lei de Kirchhoff é conhecida como Lei Dos Nós, e a explicação mais simples é que a soma das correntes em um nó do circuito são sempre nulas, ou seja, correntes que entram - correntes que saem devem ser igual a 0.
A segunda lei de Kirchhoff é a Lei Das Malhas, ela diz que a soma algébrica das DDPs ( tensões elétricas no coloquial ) de uma malha ( parte fechada no circuito ) é nula.
A Lei de Joule expressa à relação de aquecimento de uma resistência em função da passagem de corrente elétrica. Trocando em Miúdos. Imagine que a resistência elétrica é a resistência a passagem de corrente elétrica ( que são os elétrons fluindo ) esse fluxo de elétrons ao sofrer resistência em sua passagem gera atrito e logo calor, então essa relação do calor gerado e a resistência é dado pela lei de Joule...
A Lei De Ohm é a relação entre a DDP e o fluxo de elétrons ( tensão pela corrente coloquialmente ), ou seja a resistência ao fluxo de elétrons em um condutor (popularmente chamada apenas de Resistencia ) é dado pela divisão da diferença de potencial aplicada nele ( tensão ) pelo fluxo de elétrons que circula nele ( corrente elétrica ).
...