Os Princípios básicos de funcionamento do processo de usinagem eletroquímica
Por: thiagomesz • 6/11/2017 • Seminário • 416 Palavras (2 Páginas) • 766 Visualizações
Princípios básicos de funcionamento do processo de usinagem eletroquímica
A usinagem eletroquímica basicamente é uma operação de desgalvanização, em que o processo se da pela dissolução anódica de retirada de material, na qual a forma final da peça usinada é obtida por uma ferramenta-eletrodo que fica situada bem próxima da peça onde o que as separam é o fluxo rápido de eletrólito em seu entorno.
Na figura abaixo podemos analisar melhor esse processo, onde a peça é o anodo (polo positivo) e a ferramenta é o catodo (polo negativo) os quais estão inseridos em um banho de eletrólito (solução aquosa de cloreto de sódio). O processo de diferença de pontecial entre os dois polos processo faz com que o material resultante que é retirado do anodo seja transferido para o catodo, na usinagem eletroquímica o diferencial se da pelo fato que o banho onde ambos estão inseridos retira o produto da reação a fim de que o mesmo não fique depositado na ferramenta-eletrodo.
[pic 1]
Fonte: Groover, 2014
O formato (perfil) da ferramenta-eletrodo é o oposto (inverso) da forma final desejada, onde para as dimensões deve ser levada em consideração o gap existente entre a peça e a ferramenta. Esse tipo de ferramenta geralmente é fabricada em materiais como latão, cobre ou em aço inoxidável.
A taxa de remoção da peça se da pela taxa que o eletrodo avança sobre a peça. A retirada de material se dá átomo por átomo segundo as leis de Faraday, em que a quantidade de metal dissolvido é proporcional a quantidade de eletricidade que passa pelo meio onde estão inseridos (solução).
[pic 2]
Considerando a resistência da lei de Ohm bem como o gap e a área superficial entre a ferramenta e a peça, substituindo na lei de Faraday temos:
[pic 3]
Convertendo a expressão para a velocidade de avanço (taxa na qual a ferramenta avança sobre a peça), a velocidade de avanço na usinagem eletroquímica (mm/s) será:
[pic 4]
Os valores resultantes da taxa de remoção específica qu são apresentados para diferentes materiais na tabela a seguir, onde é considerada 100% de eficiência na remoção de material. A eficiência real fica em torno 90% podendo chegar até ao 100%, variando conforme diversos fatores que influenciam no resultado final tais como a tensão e densidade da corrente, perfil da ferramenta entre outros.
[pic 5]
Fonte: Groover, 2014
Referência: Introdução aos processos de fabricação / Mikell P. Groover; tradução Anna Carla Araujo; tradução e revisão técnica André Ribeiro de Oliveira ...[et al.] - Rio de Janeiro: LTC, 2014.
...