Os Processos Discretos
Por: Sarah Guimaraes • 25/5/2021 • Trabalho acadêmico • 949 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Campus Praça da Liberdade
Engenharia de Produção - Processos Discretos
Processos Discretos
Belo Horizonte - MG
2021
Atividades
17.2 - Cite os três modos de falha da ferramenta durante a usinagem.
Falha por Fratura : Esse modo de falha ocorre quando a força do corte, em um ponto da aresta de corte, se torna excessivamente alta, causando uma falha repentina por fratura frágil;
Falha por Temperatura : Essa falha ocorre quando a temperatura de corte é muito alta para o material da ferramenta, o que faz com que o material na região da aresta de corte amoleça, resultando em deformação plástica e perda da afiação.
Desgaste Gradual : Este causa a perda geometria da ferramenta, redução de eficiência do corte, aceleração do desgaste da ferramenta à medida que ela se torna mais desgastada e, finalmente, sua falha, de forma similar à falha por temperatura.
17.3 - Quais são os dois principais locais na ferramenta de corte em que o desgaste ocorre?
O desgaste gradual ocorre em duas regiões principais da ferramenta de corte: na superfície de saída e no flanco. Dessa forma, dois tipos principais de desgaste de ferramentas podem ser identificados: desgaste de cratera e desgaste de flanco.
17.4 - Identifique os mecanismos pelos quais as ferramentas se desgastam durante a usinagem
O desgaste da Cratera está associado às elevadas temperaturas geradas na interface cavaco ferramenta, ocorrendo devido à combinação de mecanismos de desgaste denominados difusão e adesão.
Já o desgaste do flanco, em condições normais de usinagem, é o tipo que representa maior risco de danos à peça, onde é exigido mais potência de corte, motivo pelo qual costuma ser o mais usado na determinação de critérios de fim de vida da ferramenta.
No Entalhe as condições de escorregamento prevalecem e o mecanismo de desgaste, provavelmente, envolve abrasão e transferência de material e eles são bastante influenciados por interações com a atmosfera.
17.8 - Quais são os principais elementos de liga do aço rápido?
Os principais elementos de liga do aço são, cromo (Cr), níquel (Ni), tungstênio (W), vanádio (V), molibdênio (Mo), cobalto (Co), manganês (Mn), silício (Si), alumínio (Al), fósforo (P), enxofre (S), entre muitos outros.
17.20 Quais são os fatores nos quais a seleção do avanço, em uma operação de usinagem, deve se basear?
Dentre os fatores estão a profundidade, área, pressão específica, força e potência de corte. Para determinar esses fatores está entre o tipo de operação, o material a ser usinado, o tipo de máquina-ferramenta, a geometria e o material da ferramenta de corte. Há a inter-relação entre os parâmetros de tal forma que, para determinar um, geralmente, é necessário conhecer os outros.
17.6 - Em uma operação de torneamento, a peça tem 125 mm de diâmetro e 300 mm de comprimento. Na operação, é utilizado um avanço de 0,225 mm/rot. Quando a velocidade de corte é 3,0 m/s, a ferramenta deve ser trocada a cada 5 peças; mas, se a velocidade de corte for 2,0 m/s, a ferramenta poderá ser usada para produzir 25 peças até que seja necessário realizar a troca da ferramenta. Para essa operação, determine a equação de Taylor para a vida da ferramenta.
...