Os Tipos de Conhecimento
Por: Layanne Anacleto • 3/6/2022 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Tipos de Conhecimento
Conhecimento é uma forma de entender a realidade e ao longo do tempo construíram muita forma de conhecimento para entender um o sentido da vida, existe alguns tipos de conhecimento para ajudar a entender o mundo, tais como: O senso comum, científico, filosófico e teológico. Segue abaixo o conceito sobre cada um deles.
Senso comum nada mais é que o conhecimento que adquirimos através da nossa vivência e que está presente no nosso cotidiano e que é passando de geração em geração. Muitas das vezes podem não estar correto, não é garantido confiar no senso comum como se confia na ciência, pois não foi testado e não tem uma evidência que é certo, mas independente de todos os fatos não podemos deixar de acreditar nos nossos conhecimentos adquiridos com nossas experiências ao longo da vida, mesmo que não tem algo concreto para provar que o fato é verídico.
Características do senso comum: Ser positivo naquilo que acredita.
O senso científico é dividido por duas etapas, tais como:
Explícito: Livros, manuais, sites, bases de dados antigos que compreende a literatura científica.
Tácito: Não é muito de se encontrar em artigos e sim por experiências científicas e descobertas de pesquisadores.
Com essas duas etapas temos cada vez mais descobertas, novos conhecimentos científicos e podemos prosseguir com o avanço da ciência.
Senso filósofo tem como característica buscar sempre explicações para diversos problemas e entender a realidade e ter definições, conceitos lógicos sobre tudo. Tem seu conhecimento voltado na reflexão de ideais e construções usando sempre seu raciocínio lógico e em busca de novos conhecimentos.
Características: sistemáticos, elucidativo, crítico e especulativo.
Senso teológico é baseado nas doutrinas sagradas ou divinas nas suas crenças de entidades e energias sobrenaturais.
Existes diversas religiões e cada uma possui suas crenças, regras rituais e etc…
O senso teológico não é submetido ao senso científico pois lida com questões espirituais e divinas, seu conhecimento é naquilo que acredita e aprende dentro da sua religião e não em fatos comprovados.
A características do senso teológico é sempre ter fé naquilo que acredita independente da religião, sempre seguir o que está dentro de suas doutrinas.
Exemplos religiosos: cristianismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo e entre outros.
De acordo com os conceitos sobre os quatro tipos de conhecimentos, tais como: senso comum, científico, filosófico e teológico) acredito que o conhecimento na charge é o senso filosófico, pois foi na reflexão de ideias que a senhora conseguiu uma abertura para trocar suas informações e adquirir novos conhecimentos.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CHAUÍ,
...