Os Tipos de Estoque
Por: Mayara Santos • 30/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 862 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
O estoque é um elemento vital para o sucesso de um negócio. Quando bem gerenciado, ele se harmoniza com a demanda do consumidor final e ajuda a empresa a crescer de maneira saudável e rentável. O estoque está presente em todo o processo produtivo de uma empresa. Para que toda a cadeia de suprimentos funcione adequadamente, sem faltas e excessos, é importante conhecer os diversos tipos de estoque.
- Estoque de Segurança ou Safety Stock
Estoque de segurança tem como objetivo absorver as variações de demanda, quanto maior for seu tamanho, menor a probabilidade de ocorrer falta do item. Esse tipo de estoque visa reduzir o risco de o negócio perder vendas ou atrasar entregas em razão de problemas inesperados. Com uma gestão eficiente do estoque de segurança, é possível desfrutar de benefícios importantes, como por exemplo, cumprimentos de prazos, redução de gastos com armazenagem e manutenção do fluxo de produção.
- Estoque Consignado
O estoque consignado é aquele mantido por terceiros, como distribuidores, clientes, agentes, etc. A guarda é estipulada por meio de acordo, mas a propriedade dos itens continua sendo do fabricante do produto.
- Estoque de Antecipação
Estoque formado para nivelar as flutuações previsíveis na demanda, entrega ou produção de um item específico. Geralmente é utilizado quando as variações do fornecimento são relevantes. O estoque de antecipação tem o objetivo de nivelar esse tipo de flutuação.
- Estoque de Proteção ou Isolador
Tem como objetivo proteger as vendas e garantir a disponibilidade dos produtos mesmo em situações pouco favoráveis e que coloque em risco o abastecimento normal, como alta dos preços, greve de fornecedores e greve no setor de transportes, por exemplo. Caso alguns desses problemas apareçam, o estoque de proteção é utilizado até que o abastecimento retorne ao normal.
Exemplo: Setores como alimentício e o automobilístico (é um dos modelos de estoque mais utilizados nesses setores).
- Estoque de Contigência
É o estoque mantido como garantia para cobrir possíveis situações de falha extraordinária nas operações e sistema da empresa.
- Estoque em Trânsito
Refere-se aos produtos que estão em rota de deslocamento pelas transportadoras. Fica responsável por controlar o trânsito das mercadorias entre a origem e o destino.
- Estoque Pulmão
Quantidade determinada previamente e de forma estratégica, que ainda não foi processada. Podem ser de matéria-prima ou de produtos semiacabados.
- Estoque Inativo
São itens que estão obsoletos ou que não tiveram saída nos últimos períodos. Essa questão está relacionada ao giro de estoque, ou seja, quanto maior a rotatividade das mercadorias no estoque, menor o número de produtos inativos.
Umas soluções para minimizar esse problema seriam: bom relacionamento com os fornecedores, conseguindo trocar esses itens por outros que possuem maior saída; promoções e queima de estoque.
Exemplo: Varejo
- Estoque Regulador
É o estoque utilizado por diversas filiais. É mantido por uma das filiais com o objetivo de suprir uma eventual necessidade dos demais pontos de vendas. Em geral, uma filial possui um espaço melhor e maior para o armazenamento das mercadorias. Assim, caso a demanda aumente em outra unidade, ela consegue transferir mercadorias sem afetar a sua própria segurança.
- Estoque Máximo
Trabalha com a perspectiva da quantidade máxima de produtos que deve existir no estoque em um determinado período. Diversos fatores influenciam na determinação desse estoque máximo, como espaço físico disponível para armazenamento e questões financeiras.
- Estoque Médio
Corresponde a metade do lote médio de compra ou fabricação, adicionado ao estoque de segurança.
Exemplo: produtos perecíveis (especialmente nesse tipo de estoque, deve-se ser verificado frequentemente).
- Estoque Mínimo
O estoque mínimo, também conhecido como ponto de ressuprimento, consiste na menor quantidade possível de um produto armazenado. Esse número é definido com antecedência pelo gestor e leva em consideração a demanda por aquele item, além da existência de datas comemorativas no período.
...