Os Tipos de Solo: Definição de Solo
Por: Gorvian • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.357 Palavras (14 Páginas) • 497 Visualizações
Tipos de Solo
Definição de Solo
A palavra solo pode ter várias definições de acordo com a área profissional em que é aplicado. Basicamente quer dizer superfície do chão. Em mecânica dos solos a palavra solo tem um significado especifico voltado para a Engenharia. Sendo um dos mais antigos materiais de construção utilizados pelo homem, o solo está presente em quase todos os tipos de obras, e muitas vezes sendo utilizado como base de suporte para estruturas de fundação, deste modo, é fundamental o conhecimento das características deste material para que se possa prever o seu comportamento diante das solicitações. Os solos são materiais que resultam do intemperismo ou meteorizarão das rochas por desintegração mecânica ou decomposição química, sob ponto de vista puramente técnico, aplica-se o termo solo a materiais da crosta terrestre que servem de suporte, são arrimados, escavados ou perfurados e utilizados nas obras de Engenharia Civil. O solo é definido como agregado não-cimentado de grãos minerais e matéria orgânica decomposta (partículas sólidas), com liquido e gás nos espaços vazios entre as partículas sólidas.
Ele também é uma camada de material não consolidada, assentada sobre rochas. - Esse material é constituído de minerais e matéria orgânicas. Nos espaços deixados pelas partículas minerais e matéria orgânica, chamadas poros, ficam na água e o ar. A parte mineral é formada de argila, limo, areias e pedras enquanto a parte de matéria orgânica é formada por organismos vivos ou mortos e seus restos ou dejetos.
Para a construção civil o solo faz parte integrante, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização. No que tange à mecânica dos solos, é é importante conhecer os três tipos básicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso.
Para efeito prático de uma construção, é preciso conhecer o comportamento que se espera de um solo quando este receber os esforços. Para tanto, a Mecânica dos Solos divide os materiais que cobrem a terra em alguns grandes grupos, que são as rochas (terreno rochoso), solos arenosos, solos siltosos e solos argilosos.
Esta divisão não é muito rígida, ou seja, quase nunca se encontra solos que se enquadram em apenas um dos tipos. Assim sendo, quando se diz que um solo é arenoso está se dizendo na verdade que a sua maior parte é areia e não que tudo é areia. Desta forma, um solo argiloso é aquele cuja maior proporção é composto por argila.
O principal critério para fazer a classificação acima é o tamanho dos grãos que compõem o solo. O quadro a seguir mostra os diâmetros dos grãos (em mm) para cada tipo básico de solo:
Tipo de solo: | Argila | Silte | Areia fina | Areia média | Areia Grossa | Pedregulho |
Diâm. Grãos (mm): | Até 0,005 | 0,005 a 0,05 | 0,05 a 0,15 | 0,15 a 0,84 | 0,84 a 4,8 | 4,8 a 16 |
Como se pode deduzir da tabela acima, uma argila é formada por grãos extremamente pequenos, invisíveis a olho nu. As areias, por sua vez, têm grãos facilmente visíveis, separáveis e individualizáveis, o mesmo acontecendo com o pedregulho. Estas características mudam o comportamento do solo, conforme veremos adiante.
Solo do Brasil
O Brasil possui uma grande variedade de solo, sendo considerado um dos países com mais variedade agrícola, a fertilidade do solo é muito valorizada por agricultores do mundo inteiro. Os tipos de solos variam de acordo com cada região do Brasil, pois fatores como o clima, localidade, cultura e muitos outros influenciam o tipo de solo de cada país, estado, cidade, etc. O solo possui algumas funções predominantes, serve como habitat natural da fauna, protege e garante a qualidade das águas subterrâneas, controla o fluxo dos rios e mares, além de auxiliar no crescimento e disseminação das plantas.
Tipos de solos e suas características
Solos arenosos
São aqueles em que a areia predomina. Esta compõe-se de grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nu. Como característica principal a areia não tem coesão, ou seja, os seus grãos são facilmente separáveis uns dos outros.
Por exemplo, pense na areia seca das praias, em como é fácil separar seus grãos. Quando a areia está úmida ganha algo como uma coesão temporária, tanto que até permite construir os famosos “Castelos” que, no entanto, desmoronam ao menor esforço quando secam. A areia areia úmida na praia serve até como pista de corrida graças a essa coesão temporária. Mas os solos arenosos possuem grande permeabilidade, ou seja, a água circula com grande facilidade no meio deles e secam rapidamente caso a água não seja reposta, como acontece nas praias.
Imagine a seguinte situação -- fazermos uma construção sobre um terreno arenoso e com lençol freático próximo da superfície. Se abrirmos uma vala ao lado da obra, a água do terreno vai preencher a vala e drenar o terreno. Este perderá água e vai se adensar, podendo provocar trincas na construção devido ao recalque provocado.
Note-se que esta é uma situação clássica, e acontece diariamente na cidade de Santos, SP, onde são muito conhecidos os prédios inclinados na beira da praia. Estes foram feitos com fundação superficial que afundou quando mais e mais construções surgiram ao lado pois estas, além de aumentarem as cargas no solo, ajudaram a abaixar o nível do lençol freático que, por sua vez, já vinha diminuindo devido à crescente pavimentação das ruas.
Estradas construídas em terreno arenoso não atolam na época de chuva e não formam poeira na época seca. Isto porque seus grãos são suficientemente pesados para não serem levantados quando da passagem dos veículos, e também não se aglutinam como acontece nos terrenos argiloso. Estes, em comparação, quando usados em estradas sem pavimentação, torna as pistas barrentas nas chuvas e na seca formam um pisa duro. Já estradas com pisos siltosos geram muito pó quando os veículos passam, tudo isto em função do tamanho dos grãos e de como eles se comportam na presença da água.
Solos Argilosos
...