Os Tubulões Pneumáticos
Por: Ananda19 • 24/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.146 Palavras (13 Páginas) • 1.194 Visualizações
- INTRODUÇÃO
De acordo com a NBR 6122/2010, de uma forma geral pode-se definir tubulões como sendo uma estrutura de fundação profunda de forma cilíndrica, ou seja, sua seção transversal é circular. São dotadas ou não de base alargada, em que se prevê, pelo menos em uma de suas etapas, a descida de um operário para completar a geometria da escavação, a identificação visual e táctil do tipo de solo e a limpeza do interior do tubulão. Este tipo de fundação é empregado mais comumente em obras de médio e/ou grande porte e atende a vários tipos de edificações e solos. Os tubulões são executados ao concretar um poço, revestido ou não, aberto no terreno. Neste tipo de fundação as cargas são transmitidas essencialmente pela base a um substrato de maior resistência.
Tubulões pneumáticos, conhecidos também como tubulões de ar comprimido, são sempre revestidos (o revestimento pode ser de camisa de concreto armado ou metálico, com camisa de aço), são soluções empregadas sempre que se pretende executar tubulões abaixo do nível do d’água (Seja abaixo do lençol freático ou dentro de um rio, por exemplo). Entre os principais equipamentos que são utilizados na execução deste tipo de fundação estão: A Campânula, compressor de ar comprimido , filtro de ar com carvão ativado e serpentina para resfriamento da campânula. [pic 1]
Este trabalho será uma pequena amostra quanto aos tubulões desde sua definição, história à forma de execução, passando por suas vantagens e sobre a segurança dos operários ao executar até a resistência desta fundação.
- TUBULÕES PNEUMÁTICOS
Para que seja possível a escavação abaixo do lençol freático emprega-se este tipo de tubulão. A NBR – 6122/2010 diz que tubulão pneumático ou tubulão de ar comprimido como é amplamente conhecido, é um tipo de fundação profunda, que pode ser escavada manualmente ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de pessoal para alargamento da base ou limpeza do fundo quando não há base.
Os tubulões podem ter base circular ou oval (falsa elipse), apesar de ser chamada assim, a base falsa elipse não é totalmente oval, ela é quase retangular com as pontas arredondadas. São usadas na divisas entre os terrenos, por exemplo, quando o tubulão foi locado muito próximo do terreno oposto e se utilizado a base circular, haverá uma invasão no terreno vizinho.
[pic 2]
FIGURA 01: Bases do tubulão.
Fonte: O próprio.
Pode-se dividir os tubulões em fuste e base. Segue uma amostra dessas partes na figura 02.
[pic 3]
FIGURA 02: Partes do tubulão.
Fonte: O próprio.
Na figura 03, observa-se o tubulão em período de execução, uma visão geral e uma visão transversal.
[pic 4]
FIGURA 03: Tubulões de ar comprimido.
Fonte: Infraestrutura Urbana, PINI.
- HISTÓRICO – TUBULÃO PNEUMÁTICO
Os primeiros tubulões de ar comprimido foram revestidos de concreto armado, posteriormente surgiram os revestidos com camisas metálicas. A partir da década de 40, os tubulões pneumáticos (com camisa de concreto), começaram a ser utilizado. Isto ocorreu quando a Companhia Nacional de Construções Civis e Hidráulicas (Civilhidro) importou da França campânulas da Campenon Bernard, usadas para execução de tubulões para obras-de-arte. No Brasil, a primeira fundação em tubulão a ar comprimido foi executada em São Paulo. A partir daí, eles passaram a ser uma das fundações profundas mais executadas no país.
O primeiro equipamento para cravar camisas em aço foi importado, em 1954, pela Engenharia de Fundações S.A. (Engefusa). A partir de então, o tubulão com camisa metálicas passou a ser mais uma alternativa a ser usada. Porém, a pressão do ar comprimido nesses tubulões pode atingir no máximo (), razão pela qual eles têm uma profundidade limitada a abaixo do nível da água.[pic 5][pic 6][pic 7]
- PROCESSO EXECUTIVO
Os processos executivos a seguir são recomendações do parâmetro normativo brasileiro conforme a ABNT NBR 6122/2010.
- ESCAVAÇÃO
Para os tubulões a ar comprimido, deve-se concretar o revestimento de concreto ou aprumado o revestimento metálico diretamente sobre a superfície do terreno, tomando cuidados com o prumo e alinhamento da camisa. A escavação preliminar deve ter dimensões maiores do que o diâmetro do revestimento. Os próximos segmentos do revestimento metálico ou de concreto devem ser soldados ou concretados a medida que a escavação manual do poço vai sendo realizada. Deve-se tomar cuidado para a introdução dos revestimentos de concreto pois estes só devem ser colocados depois que o concreto atingir a resistência suficiente para suportar a escavação.
Ao atingir o nível d’água deve-se realizar a instalação da campânula de ar comprimido no topo da camisa para permitir a execução dos trabalhos a seco. Se a camisa for de concreto, aplicar a pressão de ar comprimido somente quando o concreto atingir a resistência especificada em projeto. Importante: Deve-se evitar a aplicação de pressão excessiva para eliminar água acumulada no tubulão.
- ALARGAMENTO DA BASE
A base é escavada manualmente. Durante esta operação a camisa deve ser escorada de modo a evitar sua descida.
Antes da concretagem o material de apoio das bases deve ser inspecionado por engenheiro que confirmará in loco a capacidade suporte do material. Atingida a cota prevista para a implantação da camisa abre-se a base.
- COLOCAÇÃO DA ARMADURA
A armadura de ligação fuste- base é colocada pela campanula e montada no interior do tubulão devendo ser projetada de modo a permitir a concretagem adequada da base, deixando as aberturas na armadura de pelo menos 30cm x 30cm.
- CONCRETAGEM
Em obras dentro d’água a camisa pode ser concretada sobre a estrutura provisória e descida até o terreno com auxilio de equipamento, ou concretada em terra e transportada para o local de implantação. O mesmo procedimento pode ser adotado para camisas metálicas.
O concreto é lançado através de cachimbo de concretagem da campânula, devendo-se planejar cuidadosamente esta operação, de forma a não interrompe-la antes do previsto.
...