PATIFÓRIO: FÍSICA ONDULATÓRIA E ÓPTICA
Por: rafael0205 • 3/3/2018 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 730 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA – MóDULO CIENTIFICO 2
CaRLOS ALBERTO – RA 225912017
turma N2CI2A
portfólio 1
FÍSICA ONDULATÓRIA E ÓPTICA
Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia Industrial Mecânica) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Física Ondulatória e Óptica].
Prof. Daniel
Guarulhos
2018
[pic 2]
- (valor 1,0) Explique o fenômeno Efeito Doppler, destacando a equação geral que quantifica esse fenômeno e também as unidades de medidas correspondentes a cada grandeza utilizada?
R: O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e esse observador. Sua equação é dada:
[pic 3]
[pic 4]
As unidades de medida dessa equação:
Fobs= Hz
Ffonte= Hz
Vobs= m/s
Vfonte= m/s
V= m/s
- (valor 1,0) Dois trens, A e B, apitam simultaneamente com a mesma frequência de 412 Hz. O trem A está em repouso e o trem B se desloca para a direita (se afastando de A) com velocidade igual a 30 m/s. Um ouvinte está entre os dois apitos e se desloca para a direita com velocidade de 12 m/s. Não existe vento nesse instante.
- Qual é a frequência que o ouvinte escuta do apito de A?
R:
b) Qual é a frequência que o ouvinte escuta do apito de B?
6. (Valor 1,0) Um bloco de 2kg sem atrito está preso a uma mola ideal cuja constante é igual a 300 N/m. Em t=0 a mola não está comprimida nem esticada o bloco se move no sentido negativo com 12 m/s. Determine:
a) A amplitude do movimento.
b) O ângulo de fase.
c) Uma equação para a posição em função do tempo.
7. (Valor 1,0) Sobre um trilho de ar sem atrito e horizontal, um corpo oscila na extremidade de uma mola ideal de constante 2,5 N/cm. O gráfico da figura mostra a aceleração do corpo em função do tempo. Determine:
a) A massa do corpo
R: T = 0,3 - 0,1 ---> T = 0,2 s
k = 2,5 N/cm = 250 N/m
Em módulo:
x = A.cos(w.t) ---> v = w.A.sen(w.t) ---> a = w².A.cos(w.t)
a/x = w²
F = m.a = k.x ---> m.(a/x) = k ---> m.w² = k ---> m.(2.pi/T)² = k --->
m.(2.pi/0,2)² = 250 ---> m.(10.pi)² = 250 ---> m.pi² = 2,5 ---> m ~= 0,253 kg
b) O deslocamento máximo do corpo a partir do ponto de equilíbrio
R: 1,21 cm
[pic 5]
8. (Valor 1,0) Uma barra de conexão de 1,8 kg de um motor de automóvel é suspensa por um eixo horizontal mediante um pivô em forma de cunha como indicado na figura. O centro de gravidade da barra determinado por equilíbrio está a uma distância de 0,2 m do pivô. Quando ela executa oscilações com amplitudes pequenas, a barra faz 100 oscilações completas em 120s. Calcule o momento de inércia da barra em relação a um eixo passando pelo pivô.
...