PC II - BANCO DE DADOS EM C SHARP
Artigo: PC II - BANCO DE DADOS EM C SHARP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabygarcia • 24/3/2015 • 7.783 Palavras (32 Páginas) • 281 Visualizações
Curso Técnico em Informática
BANCO DE DADOS EM C# USANDNDO A METODOLOGIA MVC COM
ENTITY FRAMEWORK
O projeto visa criar um banco de dados em MYSQL usando a metodologia MVC com banco de
dados orientados a objeto. Embora se tenha uma perda de desempenho, ganha-se na rapidez de
codificação do banco de dados. Teremos três pastas de arquivo em nossa solução:
a. Controle: contém as rotinas do tipo CRUD, aquelas que manipulam informações da tabela
do banco de dados a saber, em nosso caso inserir, excluir, alterar, pesquisar, imprimir entre
outras.
b. Visão: contém os formulários que serão usados no banco de dados. Contém a lógica de
validação de todos os campos a serem manipulados em nosso projeto antes de serem
enviados como objetos para o banco de dados.
c. Modelo; Contém a representação na forma de classe de nossas tabelas MYSQL. Isto permite
referenciar todas as tabelas como objetos de classe, eliminando a necessidade do uso de
instruções SQL em nosso projeto.
Crie um projeto chamado prjBiblioteca ecrie três pastas chamadas modelo, controle e visão dentro do
projeto:
O resultado deve ser:
Renomear o formulário Form1 para FormMDI e arraste o mesmo para a pasta visão:
Troque as propriedades do formulário FormMDI para os seguintes valores:
Vamos criar um sistema de menus para nosso projeto. O menu deve conter opções para abrir alunos,
professores, livros e a opção sair:
Os campos terão os seguintes valores:
Configure as imagens e defina as teclas de atalho para todos os itens como no exemplo abaixo,
onde configuramos para a opção aluno:
Iremos codificar cada opção de menu, começaremos com mnArquivoSair, evento clique:
Iniciaremos o nosso sistema com o projeto de um Formulário para o cadastro de alunos para a
biblioteca. Para isso adicione um novo formulário em visão chamadoFormAluno.cs:
Altere as seguintes propriedades:
Para que o sistema possa abrir formulários ajuste também a seguinte propriedade de FormMDI:
Vamos desenhar agora os componentes visuais a serem controlados pelo sistema. Comece criando
os rótulos de exibição dos campos da tabela, no nosso caso, serão o código do aluno, nome,
nascimento, sala, conforme a aparência sugerida:
Nomes dos rótulos:
Nome dos componentes de navegação:
Nome dos botões com imagens na barra de navegação:
Em FormMDI codifique um objeto para representar o nosso formulário aluno e inicie com o valor
nulo:
Vamos criar o evento clique para o mnArquivoAluno que vai criar o formulário aluno:
O sistema vai abrir o formulário aluno dentro de FormMDI, porém devemos remover da memória
este formulário sempre que o usuário pressionar o botão fechar do formulário. Para isso será
necessário codificar o evento “Form_Closing” no formulário aluno para remover a instancia ou
você poderá abrir o formulário de aluno apenas uma única vez.
Execute e teste o código do programa.
IMPLANTANDO O SISTEMA EDMX PARA BANCO DE DADOS MYSQL
Crie as seguintes tabelas em seu banco de dados biblioteca:
Vamos integrar agora um arquivo de MODELO (EDMX) ao projeto. Para isso adicione um novo
componente a pasta modelo e de o nome de biblioteca:
Escolha o modelo “ADO NET Entity Data Model” e o nomeie como “biblioteca.EDMX”:
É possível gerar um modelo vazio ou a partir de uma tabela de um banco de dados. Em nosso caso vamos selecionar
a partir do nosso banco, então iremos escolher a primeira opção:
Crie uma nova conexão com o banco de dados biblioteca no MYSQL:
Passe os dados para a conexão, como nome do servidor, usuário, senha e o escolha na lista o
banco de dados correto e confirme pressionando o botão OK:
Selecione “No”. Para não incluir a string de conexão ao banco de dados, pois ela será criada pela
classe Conexão, assim poderemos conectar no banco de dados de forma independente a sua
origem. Salve o mapeamento como biblioteca entidades em app.Config, desta forma teremos uma
classe representando todo o banco de dados e sub classes representando as tabelas:
Selecione as tabelas a serem usadas no banco de dados biblioteca. Elas serão mapeadas pelo
banco de dados de forma que cada tabela possua uma classe representando a mesma. Por
exemplo, se eu tiver uma tabela aluno, terei uma classe chamada Aluno. Ela conterá as referenciar a
cada coluna da tabela MYSQL de forma que ao instanciar um objeto da classe.
Esta metodologia tem um pouco de impacto na performance da aplicação como um todo
apenas se o banco de dados é muito grande. Em aplicações de médio e baixa complexidade o
rápido desenvolvimento compensa a leva perda
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